REFLEXÕES SOBRE AS PROBLEMÁTICAS EXISTENTES NAS PRÁTICAS DE HIGIENIZAÇÃO PESSOAL DAS MULHERES EM SITUAÇÃO DE RUA DA CIDADE DE ARAGUAÍNA-TO E AS POSSÍVEIS DIFICULDADES PARA A REALIZAÇÃO DESSE CUIDADO

Gabriela Figueiredo da Silva CARDOSO, Ruy Tadeu Costa RIBEIRO

Resumo


A partir da reflexão sobre os fenômenos que envolvem as práticas de higienização das mulheres em situação de rua da cidade de Araguaína- TO, as dificuldades e problemáticas existentes para a realização desse cuidado pessoal, é percebido que a situação de rua é constituída como uma vulnerabilidade social que percorre inúmeros desafios, principalmente para as mulheres. Uma dessas problemáticas é no que tange a higiene pessoal, em que a sua falta pode levar a consequências físicas e emocionais. O não acesso a isso decorre por variados motivos, como a distância do banheiro e conflitos territoriais. Tais reflexões tornaram-se possíveis através de informações fornecidas pelo CREAS e Banho Solidário da cidade, assim como pensar possíveis respostas com base em algumas pesquisas brasileiras acerca do tema. Falar sobre esse assunto é importante no meio social para se compreender que são pessoas com direitos básicos negligenciados, que cotidianamente enfrentam dificuldades e a atenção a isso gera menos preconceitos, ademais pode possibilitar a garantia desses direitos perdidos ou políticas públicas eficazes. Os objetivos específicos buscam contextualizar as vivências de pessoas em situação de rua, refletir sobre as dificuldades de mulheres nesse estado com foco nos processos de higienização e cuidado pessoal, como é realizado, os possíveis motivadores de quando é evitado, as consequências físicas e principalmente emocionais, atrelando fatos e possibilidades.

Texto completo:

PDF

Referências


ADORNO, Rubens Camargo Ferreira; VARANDA, Walter. Descartáveis urbanos: discutindo a complexidade da população de rua e o desafio para políticas de saúde. Saúde e Sociedade, vol.13, n.1, 2004.

ANDRADE, Eliana dos Santos. Cidadão invisível: Um olhar sobre a população em situação de rua em Araguaína - TO. 2019. 186 folhas. Dissertação (Pós-Graduação em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais). Universidade Federal do Tocantins, Campus de Araguaína, 2019. Orientador: Prof. Dr. Gecilane Ferreira.

ARAGUAÍNA. Pessoas em situação de rua em Araguaína participam de arraiá promovido pela Prefeitura. Prefeitura de Araguaína-TO. Publicação: 30/06/2022. Disponível em:https://araguaina.to.gov.br/noticias/2022/pessoas-em-situac-ao-de-rua-emaragua-ina-participam-de-arrai-a-promovido-pela-prefeitura. Acesso em 07/06/2023, às 11:30.

ARAGUAÍNA. Prefeitura Municipal de Araguaína. Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Habitação. Ofício n°881/2023/GAB/SEMASTH. Araguaína- TO, 02 de junho de 2023.

ARAÚJO, Carlos Henrique. Migrações e vida nas ruas. In: BURSZTYN, Marcel (org.). No meio da rua: nômades, excluídos, viradores. Rio de Janeiro: Garamond, 2003.

ARISTIDES, Jackeline Lourenço; LIMA, Josiane Vivian Camargo de. Processo saúdedoença da população em situação de rua. Revista Espaço para a Saúde, Londrina, v. 10, n. 2, p. 43-52, jun. 2009. Disponível em: . Acesso em: 10 de março de 2023.

BRASIL. Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Pesquisa nacional sobre a população em situação de rua. Brasília: MDS, 2008.

CARNEIRO, Sueli. Racismo, sexismo e desigualdade no Brasil. São Paulo: Selo Negro, 2011.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281