DO CURSO DE LETRAS DA FACILA À UFNT: TRINTA E CINCO ANOS NAS MALHAS DA MEMÓRIA

Francisco Edviges ALBUQUERQUE

Resumo


Este ensaio trata do percurso profissional do professor de Linguística, Francisco Edviges Albuquerque, desde a sua chegada ao Norte de Goiás no ano de 1987, quando iniciou seus trabalhos no Curso de Letras da FACILA até os momentos atuais na UFNT. Portanto, escrevê-lo tornou-se uma tarefa desafiadora, que é registrar as suas relações com as memórias narrativas do Curso ao longo de sua história. Embora seja uma construção de narrativas de caráter pessoal, mas repleta de subjetividades, uma vez que envolve as emoções do autor. Segundo Barbosa (2012), a Memória é muitas vezes encarada como uma fonte de verificação e legitimidade para a História, gerando diversos problemas teóricos. Para isso, buscamos discutir sobre os problemas relativos à criação da FACILA e as suas relações diretas com Curso de Letras, bem como as suas memórias enquanto criação afetiva do referido Curso. Tratamos neste artigo de uma análise acerca das formas de registrar ações e percepções da comunidade Araguainense no tempo, desde a tão sonhada criação da primeira Faculdade no Norte de Goiás, considerando sempre o caráter mutável da Memória.

Texto completo:

PDF

Referências


ANDRÉ, Marli E. D. A. (Org) Formação de professores no Brasil (1990-1998). Brasília: MEC, 2002.

BARBOSA, Mohana Ribeiro. Memória: articulações de narrativas e acepções do tempo. Revista Espaço Acadêmico. UFG, 2012.

BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. 7. ed., São Paulo: Brasiliense, 1994. (Obras escolhidas v. 1).

BERGSON, Henri. Cartas, conferências e outros escritos. Abril Cultural, 1979.

BOSI, Ecléa. Memória e Sociedade. Lembranças de Velhos. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.

BURNIER, S. et al. Histórias de vida de professores: o caso da educação profissional. Revista Brasileira de Educação v. 12 n. 35 maio/ago. 2007.

CUSTÓDIO, Regiane Cristina. Narrativas de Memórias e a Pesquisa em História da Educação. Seminário de pesquisa em Educação da Região Sul -UFRGS. 2012.

RICOEUR, Paul. A Memória, a História, o Esquecimento. Campinas – SP: Editora da UNICAMP, 2007.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281