A IMPORTÂNCIA DA PERIODONTIA PARA O SUCESSO DOS PROCEDIMENTOS DE IMPLANTODONTIA

Gabrielle Lorranne Santana SILVA, Amujacy Tavares VILHENA

Resumo


A busca pela excelência biológica, estética e funcional no âmbito da Odontologia moderna é impulsionada pelo aumento das expectativas dos pacientes e pelos notáveis e importantes avanços científicos e tecnológicos. A implantodontia se tornou fundamental nesse cenário, consistindo em uma solução crucial para a reabilitação de pacientes que sofreram perda dentária. No entanto, para obter sucesso nesse âmbito, é necessária uma abordagem holística da saúde, envolvendo também a periodontia, pois defeitos peri-implantares, como a falta de tecido queratinizado, alterações na papila gengival e perda de tecido mole, podem comprometer a qualidade estética e funcional dos implantes dentários. Este artigo realiza uma revisão de literatura para analisar e demonstrar a importância de uma abordagem colaborativa e integrada entre as áreas da periodontia e implantodontia. A cooperação entre especialidades odontológicas permite que os procedimentos sejam realizados com maior previsibilidade, incorporando características estéticas e de conforto. Concluiu-se que a implantodontia tem utilizado técnicas periodontais visando a estabilidade dos tecidos peri-implantares. Isso é realizado com o intuito de estabelecer ou preservar a mucosa ceratinizada, que influencia no controle da saúde periodontal.

Texto completo:

PDF

Referências


AIRES, C.C.G., et al. Terapias regenerativas em implantodontia: avanços no uso da Fibrina rica em plaquetas (PRF). Revista eletrônica acervo saúde, 2020. 39; e2393.

BARBOSA, Raissa Daniele Colins. A importância da saúde periodontal na

odontologia restauradora: revisão de literatura. Monografia. Centro Universitário Unidade de ensino Dom Bosco. São Luis, 2020.

CARRANZA, F.A.; NEWMAN, M.G. Periodontia Clínica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. 832p. Cap. 1, p.11-58: O Periodonto Normal. 1997.

FARHAT, Sérgio Braga. O impacto da doença periodontal na qualidade de vida. Dissertação. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2001.

FERREIRA, César Faustino. Importância das Cirurgias Plásticas Periodontais nos Tecidos Periimplantares. Monografia (Especialização). Faculdade Sete Lagoas (FACSETE), João Pessoa, 2016.

GOMES, Ronan Chaves. Importância do fenótipo periodontal em implantodontia. Monografia (Especialização). Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2015.

KAHN, S. et al. Influência do biótipo periodontal na Implantodontia e na Ortodontia. Rev. Bras. Odontol., Rio de Janeiro, v. 70, n. 1, p.40-45, jun. 2013.

LANG, N. P; BARTOLD, P. M. Periodontal health. J Clin Periodontol. 45(Suppl 20):S9–S16, 2018.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281