CONCORDÂNCIA VERBAL E NOMINAL DO PORTUGUÊS BRASILEIRO

Francisco Edviges ALBUQUERQUE

Resumo


O presente trabalho desenvolveu uma discussão sobre concordância, objetivando a descrição de alguns aspectos da concordâ nciâ verbâl e nominâl do portugue s brâsileiro, considerando as variações da língua, a partir da visão da gramática normativa em oposição à gramática moderna, e também a partir de como esse assunto é tratado nos livros didáticos do Ensino Fundamental e Médio. Destarte, o estudo em tela tem como objetivo geral capacitar os alunos a compreenderem que o fenômeno da concordância nominal e verbal é um dos elementos dos padrões da escrita; já como objetivos específicos, pretende-se levar os alunos a refletirem sobre os usos da concordância nominal e verbal na produção de textos orais e escritos, bem como aplicar com adequação as regras de concordância verbal e nominal da norma padrão do Português brasileiro. Para nossa discussão sobre concordância, utilizamos os procedimentos metodológicos da pesquisa qualitativa, bem como da pesquisa bibliográfica para fundamentar nosso trabalho. Para realizar nosso estudo, utilizamos como base os princípios teóricos da Gramática Normativa e Moderna, amparando-nos em gramáticos renomados, tais como: Almeidâ (1981), que trâtâ dâ Grâmâ ticâ Meto dicâ dâ Lí nguâ Portuguesâ; Azeredo (2000, 1990), âbordândo os Fundâmentos de Grâmâ ticâ e de Iniciâçâ o â Sintâxe do Portugue s; Bâ rbârâ (2006), com â âbordâgem dâ Sintâxe Trânsformâcionâl do Modo Verbâl; Bâsí lio (2006), que fez um estudo sobre Formâçâ o e clâsse de Pâlâvrâs; Bechara (1985, 2003), com a Moderna Gramática Portuguesa; Carvalho (2013), com A concordância verbal no português europeu: variação e preenchimento do sujeito; Cunha e Cintra (2005), com a Nova gramática do português contemporâneo; Lima (1980), com a Gramática Normativa da Língua Portuguesa, Martins e Zilberknop (1999), com sua obra intitulada Português Instrumental; Pontes, (1986) com o obra Sujeito: da sintaxe ao discurso; e Travaglia (1996), com a Gramática e Interação: uma proposta para o ensino de gramática no 1º e 2º graus. Com este trabalho, esperamos, pois, contribuir com o ensino de Concordância nas escolas do Tocantins.

Texto completo:

PDF

Referências


ALBUQUERQUE, Frâncisco Edviges. Português Intercultural. Fortâlezâ- CE –Printcolor, 2008. 270p.

ALMEIDA, Nâpoleâ o Mendes de. Gramática Metódica da Língua Portuguesa. 30. ed. Sâ o Pâulo: Sârâivâ, 1981.

AZEREDO, Jose Cârlos de. Fundamentos de Gramática do Português. Rio de Jâneiro: Jorge Zâhâr,2000.

AZEREDO, Jose Cârlos de. Iniciação à Sintaxe do Português. Rio de Jâneiro: Jorge Zâhâr, 1990.

BA RBARA, Leilâ. Sintâxe Trânsformâcionâl do Modo Verbâl. Ensâios 11. Sâ o Pâulo: A ticâ. BASI LIO, Mârgâridâ. Formação e classe de Palavras no Português do Brasil. Sâ o Pâulo: Contexto, 2006.

BECHARA, Evanildo. Moderna gramática Portuguesa. 37. ed. Rio e Janeiro: Lucerna, 2003. Moderna gramática Portuguesa: cursos de 1º e 2º graus. São Paulo: Editora Nacional, 1985.

BORBA, Francisco da Silva. Introdução aos Estudos Linguísticos. 13. ed. São Paulo:

Pontes, 2003. Uma Gramática de Valências para o Português. São Paulo: Ática, 1996.

CUNHA, C; CINTRA, L. Nova gramática do português contemporâneo. Lisboa: João Sá da Costa, 2005.

FARACO, C. A. Norma culta brasileira: desatando alguns nós. São Paulo: Parábola, 2008. GHESSI, R. R; PELUCO, L. C. A avaliação de professores da rede pública de UberabaMG e o fenômeno variável da concordância verbal: uma reflexão sociolinguística. Revista Diálogos, v. 7, n. 1, 2019.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281