HUMANIZAÇÃO NO ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO: SUBJETIVIDADE E SATISFAÇÃO DOS PACIENTES ATENDIDOS POR ALUNOS DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA DO ITPAC PALMAS

Álex Rafael LEHNEN, Maria Clara Barros SILVA, Paula Eduarda Chagas DIAS, Pollyanna de Ulhôa SANTOS

Resumo


A humanização no atendimento odontológico reflete diretamente na qualidade do serviço prestado e na promoção do bem-estar do paciente. O objetivo deste estudo foi avaliar a subjetividade dos pacientes quanto à satisfação e o nível de segurança ao serem atendidos por alunos de graduação em Odontologia do ITPAC Palmas. A pesquisa é de caráter descritivo e exploratório, assim, foi utilizado o método quantiqualitativo foi utilizado com análise de conteúdo. O instrumento de coleta de dados foi um questionário estruturado com 10 perguntas objetivas e a amostra consta com 60 pacientes da clínica odontológica do ITPAC – Palmas TO. A grande maioria dos pacientes não apresentou predileção pelo sexo do acadêmico, porém a minoria apresenta nervosismo prévio ao atendimento. Todos os entrevistados sentiram-se acolhidos, consideraram a Clínica completa e indicariam o atendimento a amigos e familiares. A avaliação do atendimento odontológico oferecido por alunos na graduação revela dados essenciais para o aprimoramento da formação acadêmica, a fim de tornar os profissionais mais humanizados, e consequentemente elevar a qualidade do atendimento aos pacientes.

Texto completo:

PDF

Referências


ALVES DFC, SILVA SPC. Gestão e Humanização do Serviço de Odontologia na Unidade de Saúde. Id on Line Rev. Psic. V.11, N. 36. Julho/2017.

CANALLI CSE, GONÇALVES SS. A humanização na Odontologia: uma reflexão sobre a prática educativa. Rev Bras Odontol. 2011; 68:44-8.

DIAS KSPA, MOURA LA. Avaliação do grau de satisfação e perfil socioeconômico dos pacientes atendidos em uma faculdade de Odontologia do sudoeste da Bahia. Open Science Research VI - ISBN 978-65-5360-212-0 - Volume 6 - Ano 2022 - Editora Científica Digital.

FERREIRA ABH. Novo Dicionário Aurélio da língua portuguesa. Editora Positivo. Curitiba: 2009.

FONSECA EP. As Diretrizes Curriculares Nacionais e a formação do cirurgiãodentista brasileiro. JMPHC| Journal of Management & Primary Health Care| ISSN 2179-6750, v. 3, n. 2, p. 158-178, 2012.

GAINES APL, Lima EKNS, Lozano LES, Gaines ARL. Humanização na Odontologia e Práticas Educativas na Graduação. Enciclopédia Biosfera, Centro Científico Conhecer– Jandaia-GO, v.18 n.38; p. 733, 2021.

GARBIN CAS, GARBIN AJI, DOSSI AP, MACEDO L, MACEDO V. O tratamento odontológico: informações transmitidas aos pacientes e motivos de insatisfação. Rev Odontol UNESP. 2008; 37:177-81.

GOULART BNG, CHIARI BM. Humanização das práticas do profissional de saúde –contribuições para reflexão. Ciência & Saúde Coletiva, 15(1):255-268, 2010.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281