A IMPORTÂNCIA DA MOTIVAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES

Mayra Pereira da SILVA, Sérgio Zeno GRANETTO

Resumo


A motivação é compreendida como um impulso onde o indivíduo direciona e inicia ações relacionadas a um objetivo, ou seja, sem a motivação até mesmo uma simples tarefa como praticar exercícios, trabalhar, pode se tornar difícil. É uma solução para impulsionar os resultados da empresa, tornando-a produtiva e com funcionários satisfeitos. A partir de pesquisas bibliográficas e análise de dados foi possível verificar que a motivação é importante no ambiente organizacional e é fator significativo quanto ao nível de produtividade. Ainda, é possível que sejam implementados procedimentos dentro de uma empresa para que esta saia do cenário improdutiva e se torne produtiva. Portanto, dentro das organizações, é fundamental a figura do gestor na implementação de fatores e procedimentos capazes de ocasionar essa motivação.

Texto completo:

PDF

Referências


BERGAMINI, Cecilia Whitaker. Motivação nas Organizações. 5. ed. São Paulo:Atlas, 2008.

BRENNER, T. Motivação humana: compreendendo as forças que movem o comportamento humano. 2010. Disponível em: https://taisbrenner.files.wordpress.com /2010/ 03/motivacao-final.pdf. Acesso em: 17 ago. 2023.

CHIAVENATO, Idalberto. Comportamento organizacional. A dinâmica do Sucessodas Organizações. 2.ed. Rio de Janeiro:Elsevier Editora Ltda, 2005.

CHIAVENATO, Idalberto. Comportamento organizacional, A dinâmica do Sucessodas Organizações. 2.ed. Rio de Janeiro: Editora Elsevier, 2010.

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: O novo papel dos recursos humanos das organizações. 4. ed. Barueri: Manole, 2014.

DA SILVA, Victoria Moreira, DOMINGUES, Pamela Nardes. GIACCHETTI, Patricia Lima Nogueira. LIMA, Ana Julia Hanczranyk de Oliveira. MATIAS, Isadora Eva da Silva. RODRIGUES, JUNIOR Renaldo. A importância da motivação no ambiente organizacional. De acordo com Frederick Herzberg. 2022. Disponível em:https://portal.unisepe.com.br/unifia/wpcontent/uploads/sites/10001/2022/03/AIMPORT%C3%82NCIA-DA MOTIVA%C3%87%C3%83O-NO-AMBIENTE-188-a198.pdf. Acesso em: 07 ago. 2023.

DAVEL, Eduardo e VERGARA, Sylvia Constant (arg.) Recursos Humanos e Subjetividade. São Paulo: Atlas, 2001.

DIAS, Vanessa; STOCCO, Josete Alzira Passamani. Motivação no ambiente de trabalho: um estudo em uma instituição de ensino SUPERIOR. Secretariado Executivo em Revist@, v. 2, n. 2, 2011.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281