ENXADA, CADERNO E SUOR: APLICABILIDADE DA PEDAGOGIA DE PAULO FREIRE NA FORMAÇÃO DOS MONITORES PARA A ALFABETIZAÇÃO DOS CAMPONESES PELO MOVIMENTO DE EDUCAÇÃO DE BASE EM GOIÁS NA DÉCADA DE 1960

Elisabeth Maria de Fátima BORGES, Daniel Junior de OLIVEIRA

Resumo


Este estudo tem como objetivo analisar a aplicabilidade da pedagogia de Paulo Freire na formação dos monitores para a alfabetização dos camponeses pelo Movimento de Educação de Base em Goiás na década de 1960. Estabeleceu-se como questão problema: Como a teoria de Paulo Freire junto ao MEB contribui para a alfabetização de camponeses no Brasil na década de 1960? O estudo foi desenvolvido por meio de uma análise bibliográfica e evidencia a aplicabilidade do método Paulo Freire, tanto na formação de professores monitores quanto na elaboração de material didático Benedito e Jovelina, nos anos de 1960. Destaca-se, portanto, que houve êxito com a alfabetização, haja vista que os alunos aprenderam a ler as palavras, em especial, passaram ler seu mundo, o que proporcionou condições de perceberem os problemas e as causas e vislumbrar condições de lutar por transformações, o que fez deles sujeitos da história. A experiência com a formação do MEB, é compreendida como inédita no país, carrega em seu percurso exemplos originais que demonstraram que é possível trazer soluções para a educação através da educação transformadora.

Texto completo:

PDF

Referências


BARBOSA, Luzia Borges: BORGES, Elisabeth Maria de Fátima. A aplicabilidade do método de Paulo Freire em Goiás: análise do material didático Benedito e Jovelina do Movimento de Educação de Base (MEB) - 1960. Revista Científica Facmais, Volume V, Número 1, ano 2016/ 1º semestre.

BORGES, Elisabeth Maria de Fátima. Movimento de Educação de Base (MEB): um modelo inovador de Educação de Jovens e Adultos (EJA) em Itauçu (1960). Revista Científica Facmais. Vol. IX, N. 2. jul. 2017. Disponível em:https://revistacientifica.facmais.com.br. Acesso em 23 jul. 2023.

BORGES, Elisabeth Maria de Fátima; SILVA, Leusa Alves de. A teoria de Paulo Freire na formação de professores no MEB-GO. In: FREITAS, Marlene Barbosa Freitas; OLIVEIRA, Daniel Júnior; FREITAS, Carla Conti (Orgs). Formação de Professores - Possibilidades e demandas. Goiânia: Scotti, 2020, p. 153-172.

BORGES, Elisabeth Maria de. Itauçu: sonhos, utopias e frustrações no movimento Camponês. Goiânia: UFG, 2005 (Dissertação de Mestrado em História).

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Paulo Freire, o menino que lia o mundo: uma história de pessoas, de letras e de palavras. São Paulo: UNESP: 2005.

CASTRO, Ruth Cavalcante. MEB: uma estratégia de comunicação com o homem do campo. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 1992.

FÁVERO, Osmar. MEB – Movimento de Educação de Base: primeiros tempos: 1961-1966. Texto apresentado no V Encontro Luso-Brasileiro de História da Educação, realizado em Évora, Portugal, de 5 a 8 de abril de 2004. Disponível em:http://forumeja.org.br/files/meb_historico.pdf. Acesso em: 05 ago 2023.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. 15. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2000.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281