ANÁLISE DO ATENDIMENTO DE ENFERMAGEM A INCIDENTES COM MÚLTIPLAS VÍTIMAS: O CUIDADO HOLÍSTICO FRENTE AOS DESASTRES

Janaína Queiroz SANTOS

Resumo


Segundo a OMS, cata strofes ou desastres sa o feno menos ecolo gicos su bitos, com magnitude suficiente para necessitar de ajuda extrema. Para a Defesa Civil dos Estados da Federaça o, os acidentes com mu ltiplas ví timas sa o aqueles que apresentam desequilí brio entre os recursos disponí veis e as necessidades das ví timas, existindo, entretanto, uma possibilidade de serem atendidos com eficie ncia, desde que sejam adotadas algumas doutrinas operacionais protocoladas. Knobel (1994) explica que esses incidentes ocorrem abruptamente e, geralmente, na hora mais inoportuna, exigindo das equipes de Enfermagem um preparo antecipado, de tal forma que estas possam agir instintivamente, a fim de se tentar reduzir o perí odo de caos. Segundo o PHTLS (2007) o desenvolvimento e a implementaça o de uma infraestrutura educacional e de treinamento ira o melhorar a capacidade do socorrista de responder efetivamente a um incidente com mu ltiplas ví timas. Portanto, este artigo, de cunho bibliogra fico, explicativo e descritivo, tem como objetivo geral analisar o atendimento de enfermagem frente aos incidentes com mu ltiplas ví timas em desastres e, simultaneamente, sugerir estrate gias via veis para a manutença o da sau de na sociedade, pautada no aprimoramento permanente destes profissionais.


Palavras-chave: Enfermagem. Ví timas. Desastres.


Texto completo:

PDF

Referências


BAGGIO, Maria Aparecida; CALLEGARD, Giovana Dorneles; ERDMANN, Alacoque Lorenzini. Compreendendo as dimenso es de cuidado em uma unidade de emerge ncia hospitalar. Revista Brasileira de Enferm

agem. v. 62, n. 3, p. 381-386, maio/jun. 2009.

BRASIL. Governo do Estado do Parana . Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Parana . Catástrofe e Atendimento a Múltiplas Vítimas. In: Manual do Atendimento Pre -Hospitalar – SIATE/CBPR, cap. 28, p. 354-362. Disponí vel em:

File/primeiros_socorros_2/cap_28_amuvi.pdf> Acesso em:29/03/11.

BRASIL. Ministe rio da Sau de. Política Nacional de Atenção às Urgên

cias. 3. ed. ampliada. Brasí lia: Editora do Ministe rio da Sau de, 2006, 256p.

BRASIL. Secretaria de Estado de Sau de do Distrito Federal.Protocolos

de Urgência e Emergência da SES/DF. 1 ed. Revisada e ampliada. Bra

sília: Secretaria de Estado de Sau de do Distrito Federal, 2006. 285 p.: il. Disponí vel em:

pdf>Acesso em: 27/09/11.

CAVALI, Amanda; ESPO SITO, Vito ria Helena Cunha; SALOME , Gera

ldo Magela. Sala de Emerge ncia: o cotidiano das vive ncias com amor

te e o morrer pelos profissionais de sau de. Revista Brasileira de Enfe

rmagem. v. 62, n.5, p. 681-686. set/out. 2009. Acesso em: 29/03/

COELHO, Maria Jose ; FERNANDES, Vladimir Chaves. Acidente com mu ltiplas ví timas: ocorre ncias de desastres com o nibus no Rio de Janeiro e o cuidado de emerge ncia na sala de emerge ncia. Revista Emergência Clínica. Sa o Paulo, ano 5, n. 25, p. 109-113. jul./ago. 2010. Acesso em: 29/03/11.

COSTA, Roberta dos Santos; ERCOLE, Fla via Falci. Protocolos de cuidados frente a doenças decorrentes do bioterrorismo. Revista Latino-Americana de Enfermagem. Ribeira o Preto, v. 11, n. 4, jul/ago. 2003. Disponí vel em: Acesso em: 07/10/11.

FURTADO, Betis e Mery Alencar Sousa Macau; JUNIOR, Jose Luiz Correia de Arau jo. Percepça o de enfermeiros sobre condiço es de trabalho em setor de emerge ncia de um hospital. Acta Paul Enferm. v. 23, n. 2, p. 169-174, 2010. Acesso em: 29/03/11


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281