A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E OS DESAFIOS DA PROTEÇÃO DO DIREITO DA MULHER NO ÂMBITO SOCIAL E DOS NOVOS DIREITOS

Elyzandra Pozzebom MOURÃO, Pollyanna Marinho Medeiros CEREWUTA

Resumo


O presente artigo surge da necessidade de entender os desafios enfrentados para garantir a proteção do direito da mulher, principalmente das vítimas de violência doméstica, em que apesar das novas legislações determinarem a igualdade entre os direitos e deveres dos homens e das mulheres, ainda pode ser notada a perpetuação do pensamento e tratamento da mulher como um ser inferior ou como um objeto de posse no âmbito sociocultural. Assim, objetiva entender como os movimentos feministas e reivindicatório das mulheres tiveram relação com as mudanças legislativas nacionais e internacionais, para a proteção legislativa e efetiva dos direitos adquiridos pelas mulheres, principalmente após uma pandemia, em que as mulheres vítimas de violência precisaram conviver ainda mais com os seus agressores e não tinham espaço para denunciarem, diminuindo o número de denúncias, mas aumentando o número de violência sofrida pelas mulheres. Para isso, foi utilizado a pesquisa exploratória tendo como base uma pesquisa bibliográfica com análise da legislação, doutrinas e dados estatísticos para analisar a situação das mulheres na atualidade. Verificou-se a evolução dos direitos das mulheres ao decorrer da história e como apesar de tantas conquistas, mulheres ainda sofrem por causa de pensamentos de superioridade de membros da sociedade e da falta de tutela do estado para que não aconteça tanta violação aos direitos das mulheres.

Palavras-chave: Direitos das Mulheres. Violência doméstica. Evolução legislativa.


Texto completo:

PDF

Referências


ALBECHE, Thiago. Violência Processual e a lei 14.245/2021. MSJ- Meu site jurídico, 2021. Disponível em: https://meusitejuridico.editorajusp

odivm.com.br/2021/11/24/violencia-processual-e-lei-14-2452021/ Acesso em: 24 de março de 2023.

ALENCAR, J. et al. Políticas públicas e violência baseada no gênero durante a pandemia da covid-19: ações presentes, ausentes e recomenda das. Brasília: Ipea, 2020. (Nota Técnica Disoc, n. 78).

AQUINO, L.; ALENCAR, J.; STUKER, P. A aplicação da Lei Maria da Penha em cena: atores e práticas na produção de justiça para mulheres em situação de violência. Rio de Janeiro: Ipea, 2021.

BEAUVOIR, Simone. O segundo sexo: fatos e mitos. 4. ed. São Paulo: Difusão Européia do Livro, 1970.

BEZERRA, Juliana. Feminicídio: o que é, lei, tipos e estatísticas. Toda Matéria. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/feminicidio/ Acesso em: 21 de maio de 2023.

BERNARDES; Thais. As conquistas das mulheres ao longo da história. Disponível em: https://www.futura.org.br/as-conquistas-dasmulheres

-ao-longo-da-historia/ Acesso em: 18 de Nov 2022.

BIROLI, F. Gênero e desigualdades: limites da democracia no Brasil. São Paulo: Boitempo, 2018. BIROLI, F.; VAGGIONE, J.; MACHADO, M. das D. C. Gênero, neoconservadorismo e democracia: disputas e retrocessos na América Latina. São Paulo: Boitempo, 2020.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281