ANÁLISE DAS PROPRIEDADES FÍSICAS E MECÂNICAS DO CONCRETO COM SUBSTITUIÇÃO PARCIAL E INTEGRAL DOS AGREGADOS GRAÚDOS POR RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO E DEMOLIÇÃO – RCD

Lucas Moura SILVA, Luiz Claudio Santos NEVES, Daniele Gomes CARVALHO

Resumo


O desenvolvimento social e a modernização das cidades exigiram a necessidade de inovações tecnológicas e criação de novos materiais para suprir a demanda, uma vez que os existentes não eram mais capazes de resistir as cargas solicitadas sem passar por beneficiamento. Diante disso, deu-se origem aos materiais compósitos, os quais são formados a partir de dois ou mais materiais distintos, dos quais destaca-se o concreto que é amplamente consumido no mundo, segundo relatos da FIHP. À medida que seu consumo aumenta, a quantidade de resíduos gerados pelo setor construtivo também avança. Segundo dados da ABRELPE, a geração de RSU no Brasil em 2020 fora de 82.477.300 t/ano, do qual 46.997.400 t/ano é proveniente do setor da construção, sendo cerca de 221,19 kg de RCD produzido por habitante ao ano. Neste sentido, o estudo objetiva analisar as implicações geradas nas propriedades mecânicas e na trabalhabilidade do concreto, quando incorporados e substituído o agregado convencional por RCD. Espera-se que com as substituições do agregado convencional pelo material proveniente de processos de reciclagem forneçam um concreto com resistência mínima necessária para fins estruturais, conforme aponta a NBR 6118.

Palavras-Chave: Propriedades Físicas e Mecânicas. Concreto Reciclado. RCD. Substituição.


Texto completo:

PDF

Referências


ABRELPE. Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais. Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil. 2021. Disponível em: .Acesso em: 5 abr. 2023.

ASSOCIAÇÃO BRASILERIA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 5738. Concreto - Procedimento para moldagem e cura de corpos de prova, Rio de Janeiro, 2018.

ASSOCIAÇÃO BRASILERIA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 5739. Concreto - Ensaios de compressão de corpos-de-prova cilíndricos, Rio de Janeiro, 2007.

ASSOCIAÇÃO BRASILERIA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 7211. Agregados para concreto – Especificação, Rio de Janeiro, 2019.

ASSOCIAÇÃO BRASILERIA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR NM 248. Agregados – Determinação da composição granulométrica, Rio de Janeiro, 2022.

ASSOCIAÇÃO BRASILERIA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR NM 45. Agregados – Determinação da massa unitária e do volume de vazios, Rio de Janeiro, 2021.

ASSOCIAÇÃO BRASILERIA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR NM 52. Agregado miúdo – Determinação de massa específica e massa específica aparente, Rio de Janeiro, 2021.

ASSOCIAÇÃO BRASILERIA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR NM 53. Agregado graúdo – Determinação de massa específica, massa específica aparente e absorção de água, Rio de Janeiro, 2021.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281