AVALIAÇÃO DO USO DE BORRACHA DE PNEU COMO SUBSTITUIÇÃO PARCIAL NO CONCRETO CONVENCIONAL

Ligia Maria Mendes SILVA, Vinicius Nazario VAZ, Karla Cristina Bentes MOREIRA, João Noleto BARBOSA

Resumo


O concreto e amplamente utilizado na construção civil, mas sua produção gera altas emissões de CO₂. O descarte inadequado de pneus usados também e um problema ambiental. Estudos tem investigado a substituição do agregado miúdo por borracha de pneu no concreto, outros estudos mostram que é possível substituir até 15% dos agregados miúdos, no entanto outros indicam que a substituição de mais de 10% pode diminuir a resistência. A substituição de 20% da areia por granulado de borracha pode melhorar a ductilidade do concreto. A adição de 10% de borracha pode melhorar em até 70% na resistência ao desgaste do concreto. Este estudo tem como objetivo avaliar as alterações nas propriedades do concreto com adição de borracha de pneu, levando em consideração a segurança, qualidade e durabilidade das estruturas construídas. Essa análise é crucial para garantir a viabilidade dessa alternativa pois a introdução de novos materiais pode afetar o desempenho e a vida útil do concreto a longo prazo.

Palavras-chave: Concreto. Borracha de pneu. Substituição parcial. Propriedades. Durabilidade.


Texto completo:

PDF

Referências


ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CIMENTO PORTLAND. ABCP. Guia Básico de Utilização de Cimento Portland. (Guia Técnico), ABCP, 7 ed São Paulo, 2002.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 5739/2018: Concreto: Ensaio de compressão de corpos de prova cilíndricos. Rio de Janeiro. 2018.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 9778/2009: Argamassa e concreto endurecidos: Determinação da absorção de água, índice de vazios e massa específica. Rio de Janeiro. 2009.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 7211/2009: agregados para concretos: Especificações. Rio de Janeiro. 2009.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 5738: Concreto: Procedimentos para a moldagem e cura de corpos-de-prova. Rio de Janeiro. 2018.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 5739/2018: Concreto: Ensaio de compressão de corpos de prova cilíndricos. Rio de Janeiro. 2018.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 248 -Agregados -Determinação da composição granulométrica, Rio de Janeiro, 2003.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR NM 45 -Agregados – Determinação da massa unitária e do volume de vazios, Rio de Janeiro, 2006.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281