INTER-RELAÇÃO DA SAÚDE BUCAL DE PACIENTES NA UTI E O PAPEL DO CIRURGIÃO-DENTISTA: REVISÃO DE LITERATURA

Julia Oliveira SILVA, Maria Luíza Ribeiro Pontes AGUIAR, Ricardo Kyoshi YAMASHITA

Resumo


Pacientes hospitalizados em unidades de terapia intensiva (UTI) passam por diversas alterações que influenciam na microbiota oral e que em conjunto com a falta de cuidado, pode causar problemas orais e até mesmo sistêmicos, sendo importante a presença do cirurgião-dentista no âmbito hospitalar. O objetivo desse trabalho é realizar uma revisão de literatura sobre a importância do cuidado com a saúde bucal de pacientes hospitalizados em unidade de terapia intensiva, abordando as alterações e consequências que podem acometer a cavidade oral e o papel do cirurgião-dentista nesse âmbito hospitalar. As buscas foram nas bases de dados Google acadêmico, Scielo, PubMed, e LILACS, considerando artigos do período de 2012 a 2023. Para direcionar a pesquisa, foram utilizados os termos: “saúde bucal”, “odontologia hospitalar”, “UTI”, “cirurgião-dentista”, “equipe multiprofissional” e “higiene oral”. Conclui-se que o cuidado com a cavidade oral de paciente em UTI se torna necessário, pois as alterações que ocorrem durante a hospitalização, favorece o acúmulo de biofilme podendo causar doenças e estender o tempo de internação, com isso, a presença do cirurgião-dentista na equipe multidisciplinar das UTIs é essencial, tanto na prevenção, tratamentos e preservação do paciente, sendo esse o profissional qualificado para cuidar da saúde bucal.

Palavras-chave: UTI. Cirurgião-dentista. Biofilme.


Texto completo:

PDF

Referências


AMARAL COF, et al. Importance of dentist on intensive care unit: multidisciplinary analysis. Revista da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas, v. 67, n. 2, p. 107-111, 2013.

BANDEIRA M, KNAAK F, RIBEIRO A. A importância do cirurgião-dentista na UTI: uma revisão de literatura. Investigação, Sociedade e Desenvolvimento, v. 11, n. 16, pág. e196111637740, 2022.

BLUM DFC, et al. Influência da presença de profissionais em odont

ologia e protocolos para assistência à saúde bucal na equipe de enfermagem da unidade de terapia intensiva. Estudo de levanta

mento. Revista Brasileira de Terapia Intensiva, v. 29, p. 391-393, 2017.

CRUZ ASC, et al. Oral health and the presence of infectious microor

ganisms in hospitalized patients: a preliminary observational study. Annals of Medicine , v. 54, n. 1, pág. 1908-1917, 2022.

DA SILVA MB, et al. Condição bucal e doenças respiratórias em pacientes internados em Unidade de Terapia Intensiva. Archives of Health Investigation, v. 10, n. 1, p. 147-152, 2021.

DE FREITAS OLIVEIRA MM, et al. Saúde bucal em unidades de Terapia Intensiva: A Importância Do Cirurgião-Dentista Nesses Ambientes. In: Congresso Nacional de Inovações em Saúde. Fortaleza, Ceará. 2021.

DE LUCA FA, et al. A importância do cirurgião-dentista e a proposta de um protocolo operacional padrão–pop odontológico para UTIs. Revista Uningá, v. 51, n. 3, 2017.

DE SOUZA AF, Guimarães AC, Ferreira E. Avaliação da implementação de novo protocolo de higiene bucal em um centro de terapia intensiva para prevenção de pneumonia associada à ventilação mecânica. Revista Mineira de Enfermagem, v. 17, n. 1, p. 178-192, 2013


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281