DIREITO DE ARREPENDIMENTO DO CONSUMIDOR NAS COMPRAS PELA INTERNET

Gizelle Santana RODRIGUES, Mainardo Filho Paes da SILVA

Resumo


Com o avanço da tecnologia, o comércio eletrônico vem se tornando cada vez mais popular e acessível para os consumidores. No entanto, ao comprar pela internet, muitos consumidores ainda têm dúvidas sobre seus direitos e deveres, principalmente em relação ao direito de arrependimento. O direito de arrependimento é uma garantia prevista em lei que permite ao consumidor desistir da compra realizada pela internet, sem justificativa e sem nenhum custo adicional. Esse direito é fundamental para assegurar a proteção dos interesses do consumidor, que muitas vezes realiza compras impulsivas ou sem avaliar todas as informações sobre o produto ou serviço. Nesse contexto, o objetivo deste artigo é discutir o direito de arrependimento nas compras realizadas pela internet, destacando suas principais características, sua aplicação e os principais desafios para sua efetivação.


Palavras-Chave: Direito do consumidor. Arrependimento. Compras pela internet. Proteção ao consumidor.


Texto completo:

PDF

Referências


V. H. do A. Ferreira, A. H. Benjamin, e C. L. Marques, Tutela de Efetividade no Direito do Consumidor Brasileiro. Revista dos Tribunais, 2022.

R. Nunes, Curso de Direito do Consumidor. Saraiva Jur, 2021.

M. E. Júnior, M. Catalan, e P. Malheiros, Direito do Consumidor e Novas Tecnologias. Fórum, 2021.

Brasil, Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília: Governo Federal, 1988. Acesso em: 30 de setembro de 2022. [Online]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constitu

icao/constituicao.htm. (acesso em 19 de abril de 2023).

T. Brenno, G. B. de Sá, R. Valim, M. Zapater, e S. H. K. Jr, Comentários críticos à Constituição da República Federativa do Brasil, 1a edição. Editora Jandaíra, 2021.

N. N. N. Junior e R. M. A. Nery, Leis Civis - Comentadas E Anotadas, 5o ed. Revista dos Tribunais, 2019.

P. V. D. P. Moraes, Código De Defesa Do Consumidor: O Princípio Da Vulnerabilidade No Contrato, Na Publicidade, Nas Demais Práticas Comerciais, 3o ed. Porto Alegre: Livraria do Advogado Editora, 2009.

C. L. Marques, L. R. Bessa, e A. H. V. Benjamin, Manual de Direito do Consumidor, 8o ed. Revista dos Tribunais, 2017.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281