AS ESTRATÉGIAS DE MARKETING JURÍDICO NA CONJUNTURA DO DIREITO BRASILEIRO: CÓDIGO DE ÉTICA COMO AGENTE LIMITADOR DO EMPREENDEDORISMO NA ADVOCACIA

Milena Silva CARDOSO, Mateus Dias Cunha MARTINS, Sander Ferreira Martinelli NUNES, Lêda Santana de Oliveira NOLETO

Resumo


O marketing jurídico não é praticado somente nos grandes centros, ou por alguns advogados. Atualmente esse tipo de atividade é de grande importância para que os profissionais de direito não se tornem preterido dentre os outros, visto que com o surgimento das redes sociais a frase “quem não é visto não é lembrado”, faz muito sentido. Neste contexto surge a seguinte problemática, “Quais os meios de marketing jurídico digital que não contrariam o código de ética e assim não se tornam barreira do empreendedorismo dos advogados?”. Este estudo teve como objetivo geral analisar o Código supracitado e os limites impostos pelo mesmo para que os advogados possam utilizar o marketing jurídico como ferramenta para chegar a um fim estabelecido. Tendo também o objetivo de discutir sobre a ideia que muitos profissionais têm sobre dificuldades que possuem para utilizar as ferramentas de marketing jurídico como meio para concretização da sua função social. Apresentando também as possibilidades de unir a ética ao marketing jurídico, passando ainda informações sobre a relevância que o marketing jurídico digital pode ter na realização do sucesso dos profissionais de direito quando unido ao conhecimento jurídico. O presente estudo foi realizado através de um levantamento bibliográfico, realizado por meio de uma revisão de literatura de caráter qualitativo considerando a relevância do tema. Ao fim deste estudo científico pode se analisar os limites éticos impostos pelo Código de Ética e Disciplina da ordem dos Advogados do Brasil e demais normas vinculadas aos profissionais de direito para a prática do marketing jurídico. Visto que dentre os diversos caminhos e ramos que os advogados podem seguir para se destacarem na advocacia, este estudo visa proporcionar um debate a ética necessária para o marketing jurídico.

Palavras-chave: Marketing. Direito. Conselho de ética.


Texto completo:

PDF

Referências


ABREU, A.P.; KIST. S.C.S. Os entraves do marketing jurídico pautado na ética no exercício da advocacia. Revista de direito Faculdade Dom Alberto, Vol. 13, N. 2. Pag. 18-39. Caxias do Sul: 2022.

COSTA, L.G.F. O Código de Ética e Disciplina da OAB como fator limitador do Marketing Jurídico - Desafios para a advocacia do século XXI. 2021. Disponível em: https://www.migalhas.com.br/depeso/35

/o-codigo-de-etica-como-fator-limitador-do-marketing-juridico, Acesso em: 01/03/2023.

FERNANDES, G.L. O Código de Ética e Disciplina da OAB como fator limitador do Marketing Jurídico – Desafios para a advocacia do século XXI. São Paulo: 2021. Disponível em: < http://safer.adv.br/o-codigo-de-etica-e-disciplina-da-oab-como-fator-limitador-do-marketing-juridico-desafios-para-a-advocacia-do-seculo-xxi/> Acesso em: 10/03/2023.

GODOI, I.C.; SILVA, F.C. A ética profissional do advogado e os limites do marketing jurídico. São Paulo: 2022.

MACHADO JUNIOR, M.L.; SOUZA, G.Y.Q.; WERNECK, M.N.S. O papel do advogado: um olhar acerca da estratégia do marketing jurídico. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação. Vol.8, N.05. São Paulo: 2022.

PEREIRA, C.A.M.P.; BARROS, L.K.D. A linha tênue no proibido: empreendedorismo na advocacia. Revista Interface, Vol. 19, N. 1. Pernambuco: 2022.

SANTOS, A.A. A advocacia sobre a ótica mercantilista do marketing jurídico frente as normativas do ordenamento brasileiro (Monografia em bacharel de direito da Universidade Federal de Ouro Preto). Ouro Preto: 2021.

SILVA, P.C. Código de ética e disciplina da OAB e os limites das estratégias de marketing na advocacia. Revista Anima Educação, Vol. 1. São Paulo: 2020.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281