EFEITOS CLÍNICOS COM USO DO PLASMA RICO EM FIBRINA E LEUCÓCITOS (L-PRF)

Alessandro Lima FARIAS, João Guilherme FERNANDES, Adolfo da Silva MELO, Leandro Silva da CONCEIÇÃO

Resumo


Introdução: O plasma rico em fibrina e leucócitos (L-PRF) é um derivado sanguíneo de segunda geração de agregados plaquetário, que possui propriedades importantes no processo de cura. Esse derivado é composto por fatores de crescimento que auxiliam na regeneração tecidual melhorando assim o processo de cicatrização. Objetivo: O presente estudo avaliou os benefícios desse biomaterial na cirurgia de extração de terceiro molar. Considerando como foco, comparar clinicamente o processo de cicatrização tecidual, de dor e inflamação pós-operatória. Materiais e métodos: após a triagem de pacientes com indicação de exodontia dos terceiros molares inferiores, foi selecionado 01 paciente, onde foi extraído os elementos 38 e 48. Após exodontia, foi proposto utilizar o enxerto de L-PRF em apenas um dos alvéolos, podendo assim comparar os efeitos clínicos ao lado não enxertado. Resultado: De acordo com os dados obtidos, o lado enxertado com o L-PRF apresentou um menor grau de dor em comparação ao lado não enxertado, assim como também se verificou um melhor aspecto na cicatrização e edema pós-operatório. Conclusão:Pela observação dos aspectos analisados, fica claro que o L-PRF contribuiu com uma melhora significativa no processo de cicatrização, assim como na diminuição da dor e do edema no pós-operatório do paciente.

Palavras-chave: Cicatrização. L-PRF. Terceiro molar.


Texto completo:

PDF

Referências


- Schmidt GF, Perda precoce do primeiro molar permanente. [Monografia]. Florianópolis. Universidade Federal de Santa Catarina; 2001.

- Ferreira AH. [Trabalho de conclusão de curso]. Brasília. Faculdade de ciências da saúde; 2019.

- Lucena LR. Efeitos clínicos do uso do L-PRF sobre a cicatrização após exodontia de terceiros molares. [Trabalho de conclusão de curso]. Unifametro; 2020.

- Carvalho MGF, Araújo LMB, Lopes LP, Melo MG, Gontijo MCC, Dinniz BF, et al. O uso do PRF e PRP em feridas resultantes do pré-diabético. Brazilian Journal of Health Review, Curitiba. 2021; 4(4): 17444-17454.

- Almeida CF, Mourão B, Valiense H, Melo ER, Mourão NBMF, Maia AD. Obtenção da fibrina rica em plaquetas injetável e sua polimerização com enxerto ósseo. Rev. Col. Bras. cir. 2015; 42(6).

- Alves LES, Barbosa MDS. Agregados plaquetário e a sua utilização na odontologia. J Dent Public Health. 2021;12(2).

- Alves BE. Utilização de L-PRF na cicatrização de alvéolos dentários pós-extração. [Dissertação de mestrado]. Almada: Instituto universitário Egas Muniz; 2020.

- Conceição VS, Gonçalves RMS, Bezerra RM, et al. Aplicação da fibrina rica em plaquetas em cirurgias de terceiros molares: Avaliação da dor (parte II). Rev Fac Odontol, Bahia. 2020; 50(2): 7-16.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281