A IMPORTÂNCIA DO BIODIREITO NA SAÚDE

Savia Soares de SOUSA, Nadia Regina Stefanine MILHOMEM

Resumo


Com este artigo objetivou-se analisar a importância do biodireito na saúde e as técnicas utilizadas para modificar o material genético de células ou organismos, a fim de eliminar doenças genéticas ou hereditárias. A importância do tema, portanto, será mostrada à luz da bioética e do biodireito, visto que a bioética atuaria no sentido de propor formas de
manipulação genética que visem o bem-estar do ser humano, respeitando seus desejos, crenças e valores e o biodireito atuaria na positivação jurídica, permitindo ou proibindo condutas profissionais e criando limites ético-legais para evitar abuso. Serão analisados também todos os potenciais positivos e negativos desta técnica, como por exemplo, a importância da sociedade não ser indiferente a este tipo de estudo, tendo em vista que será a afetada pelos seus resultados, seja para o lado positivo ou negativo. Daí a importância de todos estarem cientes e preocupados com o bem envolvido, que é a vida humana, e deve ser protegida acima de tudo. Para o desenvolvimento do artigo, será utilizada pesquisa bibliográfica com busca em livros, artigos, jornais e embasamento nos conhecimentos
disponíveis sobre o tema de estudo e suas teorias. O método utilizado será o dedutivo, pois partirá de espaços gerais, e logo após partirá para espaços específicos, a fim de concluir que é preciso que a bioética e o biodireito trabalhem em conjunto para que esta pesquisa seja utilizada de forma ética e que garanta o respeito à vida humana.


Palavras-chave: Bioética. Biodireito. Manipulação genética.


Texto completo:

PDF

Referências


CONTI, Matilde Carone Slaibi. Ética e Direito na Manipulação do Genoma Humano. Rio de Janeiro: Editora: Forense

CLEMENTE, Ana Paula Pacheco. (Org.) Bioética: um olhar transdisciplinar sobre os dilemas do mundo contemporâneo. Belo Horizonte: Bioconsulte, 2004.

CADERNOS CREMESP. Ética em ginecologia e obstetrícia. 4ª ed. Organização de Krikor Boyaciyan. São Paulo: Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo, 2011. Acessado em: https://

sogirgs.org.br/area-do-associado/etica-emginecologia-eobstetricia.

pdf.

DINIZ, Maria Helena. O estado atual do biodireito. 9ª ed. São Paulo: Saraiva; 2014.

GOMES, Celeste Leite dos Santos Pereira e SORDI, Sandra. A era genômica. In. SANTOS, Maria Celeste Cordeiro Leite (Org.).Biodireito: ciência da vida, os novos desafios. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2001.

GOODFIELD, June. Brincando de Deus: A Engenharia Genética e a manipulação da vida. 12 ed. Belo Horizonte: Itatiaia, 1981.

GUIMARÃES, Julian Batista. Poderá a técnica genética transformar nossa auto compreensão ética? Considerações a partir de Jurgen Habermas. Tese (Mestrado emFilosofia) – Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia. Minas Gerais, 2014.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281