A SÁTIRA MENIPEIA E A POÉTICA DA POESIA MARGINAL: A DÉCADA DE 1980 NO CONTEXTO DA REVOLUÇÃO DE 1964

Wandercy de CARVALHO, Eliane Cristina TESTA

Resumo


Nosso objetivo com este texto é identificar e descrever as diferentes características da Sátira menipeia, na poesia marginal, da década de 1980. A ideia central deste estudo mobiliza uma análise do gênero Sátira menipeia, desde os gregos e os latinos, para verificar sua continuidade ao longo do tempo, uma vez que na década de 1980, a Sátira tem como função política contrapor a repressão da época e ainda, propiciar resistência. Nessa perspectiva, levamos em conta o pressuposto de que, o poema pode
ultrapassar os limites do próprio eu, e assim, tornar-se um documento histórico e ser capaz de revelar o que foram aqueles anos, a partir da poesia marginal. Metodologicamente é um estudo qualitativo, bibliográfico e interpretativista. Como fundamentação teórica, inicialmente, destacamos: Bakhtin (2013), Derrida (1980), D’onofrio (1968), Minois (2003), Carvalho (2008). Para melhor compreensão dos aspectos da Sátira, foram identificados e classificados, não só diferentes poemas produzidos nos anos de 1980, como também os principais tipos da Sátira menipeia.
Os resultados demonstram que, a poesia marginal, escrita nos anos de 1980, é formada por diferentes tipos de Sátiras, a exemplo, destacamos: a Sátira de costumes, a Sátira política, a Sátira de redução, a Sátira religiosa e a Sátira priapeia. Por estes aspectos, acreditamos que este texto contribui para ampliar interpretações e pontos de vistas sobre a poesia produzida na contemporaneidade.


Palavras-chave: Sátira menipeia. Poesia marginal, 1980. Resistência.


Texto completo:

PDF

Referências


BAKHTIN, M. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. São Paulo: Hucitec, 2013.

BENJAMIN, W. Baudelaire e a modernidade. Tradução João Barrento. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019.

CARVALHO, W. A SÁTIRA MENIPEIA NA POESIA MARGINAL DA DÉCADA DE 1980: o contexto da revolução de 1964. (Livro inédito).

CARVALHO, W. A Sátira Menipeia no contexto da Revolução de Abril: Alexandra Alpha, de José Cardoso Pires. Dissertação de Mestrado, Letras Vernáculas, UFRJ/ Faculdade de Letras, 2008.

CARVALHO, W. Escrito nos olhos. Rio de Janeiro: Editora Do autor, 1984.

D’ONOFRIO, S. Os motivos da sátira latina. Marilia: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, 1968.

EURÍPEDES. Ifigênia em Áulis; As Bacantes; As Fenícias. Tradução e apresentação de Mário da Gama Kury. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1993.

FARIA, E. Dicionário Escolar Latino-Português. Rio de Janeiro: Ministério da Educação e cultura, 1962.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281