AS DIFICULDADES DOS PROFESSORES COM ALUNOS ESPECIAIS

Josélia Maciel da SILVA

Resumo


se que Educação Especial (EE) não é somente a educação de determinado tipo de alunos, mas sim o conjunto de estratégias e recursos que cada escola possui para responder à diversidade de características que os alunos, que fazem parte do seu espaço, possuem. Para isso torna-se necessário perceber quais as dificuldades de cada um e agir em conformidade com essas mesmas dificuldades. Diante disso, pouco se fala das dificuldades
que os professores têm na educação especial, por isso, este artigo tem o objetivo de analisar algumas dificuldades que os professores enfrentam na educação especial como a falta de formação adequada, a pouca valorização salarial e entre outros, e isso de certa forma influência no processo de aprendizagem e inclusão desses alunos. A pesquisa presente recorrerá a abordagem bibliográfica visando uma compreensão ampla do objeto
de estudo, ou seja, das dificuldades que os professores enfrentam no cotidiano escolar com os alunos especiais.


Palavras-chave: Educação especial. Dificuldades dos professores. Aprendizagem e inclusão. Falta de formação. Pouca valorização.


Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, M. A. Formação do professor para a educação especial: história, legislação e competências. Cadernos edição: 2004 nº 24. Disponível em: U.U Acesso em: 21 de Jan de 2023.

BUENO, J. G. Crianças com necessidades educativas especiais, política educacional e a formação de professores: generalistas ou especialistas. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 3, n. 5, p. 7-25, 1999a.

ENS, R. T.; DONATO, S. P. Ser professor e formar professores: tensões e incertezas contemporâneas. In: ENS, R. T.; BEHRENS, M. A. (Orgs.). Ser professor: formação e os desafios da docência. Curitiba: Champagnat, 2011.

ENUMO, S. R. F. A Formação Universitária em Educação Especial: Deficiência Mental no Estado de São Paulo: Suas características administrativas, curriculares e teóricas (Dissertação de Mestrado). Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP, Brasil, 1985.

FACION, J. R. Inclusão escolar e suas implicações.2. ed. Curitiba: IBPEX, 2008.

FACHIN, O. Fundamentos de Metodologia: noções básicas em pesquisa científica. São Paulo: Saraiva, 2017.

FIGUEIRA, Emílio. Caminhando em silêncio: uma introdução à trajetória das pessoas com deficiência na história do Brasil. São Paulo: Giz Editorial, 2008.

FREIRE, Adriano Sebastião. A inclusão da Educação Especial e sua história. 21 de fevereiro de 2017. “Disponível em: https://

institutoitard. com.br/a-inclusao-da-educacaoespecial-e-sua-historia/ “Acesso em: 06 jan. 2023.”


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281