A RELEVÂNCIA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA ATUAR NA EDUCAÇÃO ESPECIAL – DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Josélia Maciel da SILVA

Resumo


A educação especial é um campo cognoscente, ou seja, do conhecimento e uma
modalidade de ensino que busca o desenvolvimento de estratégias pedagógicas voltadas para os discentes com necessidades educacionais especiais. Neste aspecto, é fundamental uma formação de professores que contemple os métodos e práticas pedagógicas que contribua no desenvolvimento desses alunos. Neste contexto, o artigo busca discutir a importância da formação de docentes para atuar na educação especial, visto que os novos cursos de formação são relevantes em uma formação crítica que supere o ativismo e o achismo intelectual e colaborando tanto com sua pratica pedagógica do professor quanto à aprendizagem e a inclusão desses alunos com necessidades especiais. Para compreensão do fenômeno estudado adotou-se por uma pesquisa bibliográfica, onde teóricos, pesquisadores e acadêmicos deram a sua contribuição para o entendimento da formação de docentes
tendo como foco a educação especial.

Palavras-chave: Educação especial. Formação de professores. Estratégias pedagógicas. Aprendizagem.


Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL, Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. LDBEN 9.394, de 20 de dezembro de 1996.

______. Lei n. 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF

BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Presidência da República; Casa Civil. Brasília, DF, 2015, 6 jul. 2015a.

CAMPOS, L. M. L. A Rotulação de Alunos Como Portadores de “Distúrbios ou Dificuldades de Aprendizagem”: Uma questão a ser refletida. Publicação: Série Ideias, n.28. São Paulo: FDE, 1997. p. 125 a 140.

CARNEIRO, M. S. A deficiência intelectual como produção social: reflexões a partir da abordagem histórico-cultural. REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 37. 2015, Florianópolis. Anais: Florianópolis: ANPED, 2015.

COSTA, D. A. F. Superando limites: a contribuição de Vygotsky para a educação especial. Rev. Psicopedagogia, Belo Horizonte (MG), v. 23, ed. 72, p. 232-240, 2006.

FONSECA, V. Introdução às dificuldades de aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas. 1995.

GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 7º ed. São Paulo: Atlas, 2022.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281