LEVANTAMENTO EPIDEMIOLÓGICO DAS CONDIÇÕES DE SAÚDE BUCAL NA ESCOLA MUNICIPAL LUIZ GONZAGA NOS ANOS DE 2016 A 2019

Gabriel Lopes RIOS, Elda Brito SILVA, Lizandra Coimbra da Silva FELIPE, Adolfo da da SILVA MELO

Resumo


Introdução: Os estudos epidemiológicos acerca da doença cárie permitem avaliar o estado de saúde bucal de uma população, e ainda, subsidiar a delimitação de prioridades de pesquisa, provisão de recursos e desenvolvimento de políticas públicas. Objetivo: Este trabalho teve por objetivo, avaliar as condições de saúde bucal por meio dos índices de CPO-D, ceo-d e IHOS em crianças de 7 a 13 anos de idade que foram devidamente matriculadas na Escola Municipal Luiz Gonzaga, no período de 2016 a 2019, na cidade de Araguaína, no estado do Tocantins. Métodos: Trata-se de um estudo observacional longitudinal, examinando 1506 prontuários de alunos de ambos os sexos, regularmente
matriculados. Realizando uma análise retrospectiva dos devidos prontuários por meio da obtenção de médias aritméticas dos resultados para mensurar as condições e fatores predisponentes da doença cárie. Resultados: Os alunos apresentaram baixa prevalência de cárie, apontado pelo índice CPO-D de 1,23 e ceo-d de 1,79, com higiene bucal considerada regular em razão do IHOS de 1,73. Mas somente 59% dos alunos já foram ao dentista, 45% já realizaram algum procedimento odontológico, 39% tiveram seus tratamentos concluídos, 95% escovam os dentes pela manhã, 56% à tarde e 65% à noite. Conclusão:
Este estudo permite manter uma base de dados contribuindo para a reformulação das práticas sanitárias e construção de uma abordagem integral do processo saúde-doença, visto que existe a necessidade de ações de promoção e prevenção de doenças bucais, por meio de profissionais da saúde e funcionários da escola.


Palavras-chaves: Epidemiologia. Saúde bucal. Cárie dentária.


Texto completo:

PDF

Referências


Nunes VH, Perosa GB. Cárie dentária em crianças de 5 anos: fatores

sociodemográficos, lócus de controle e atitudes parentais. Cienc. Saúde Coletiva. 2017;22(1): 191-200.

Lima JEO. Programa preventivo da cárie dentária baseado no controle mecânico da placa bacteriana em crianças, por meio da profilaxia profissional periódica. Resultados após 25 anos de acompanhamento. Dental Press. Ortodon. Ortop. Facial. 2009; 14(3): 44-51.

Laranja E, Baptista S, Norton AA, Macedo AP, Andrade C, Areias C. A cárie precoce da infância: uma atualização. Rev. Port. Med. Geral Fam. 2017; 33: 426-9.

Lunardelli SE, Traebert E, Lunardelli NA, Martins LGT, Traebert J. Autoestima e cárie dentária em adolescentes: um estudo seccional. Rev. Odontol. UNESP. 2016; 45(6):332-8.

Rodrigues AP, Matias F, Ferreira MM. Escovagem de dentes em ambiente escolar e redução do índice de placa bacteriana: avaliação da efetividade de um projeto de saúde oral. Rev. Port. Saúde Pública. 2016; 34(3): 244-9.

Castro ALS. Métodos para detectar cárie dentária em populações: conhecimento, utilização e análise comparativa. [Tese de Doutorado]. Salvador: Universidade Federal da Bahia; 2017.

Cypriano S, Sousa MLR, Wado RS. Avaliação de índices de CPOD simplificado em levantamentos epidemiológicos de cárie dentária. Rev. Saúde Pública. 2005; 39(2): 285-92.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281