A AÇÃO DOS FÁRMACOS NA MOVIMENTAÇÃO ORTODÔNTICA: REVISÃO DE LITERATURA

Vitor Augusto da Silva PORTELA, Yuri Alves Veloso da SILVA, Myrella Lessio CASTRO

Resumo


Introdução: A movimentação ortodôntica proporciona uma sequência de respostas biológicas que acontecem por meio de mediadores químicos. A proporção do movimento dentário decorre da atividade de reabsorção e modificação óssea no lado de constrição do ligamento periodontal. Objetivo: analisar a influência dos medicamentos na movimentação ortodôntica, baseado na série de eventos biológicos que modificam o nível de mediadores químicos associados à remodelação óssea. Método: foi realizado uma revisão bibliográfica nas bases de dados Scielo, PubMED e Biblioteca Virtual em Saúde, buscando artigos que evidenciassem os efeitos dos fármacos sobre a movimentação dentaria. Discussão: A forças geradas pelo tratamento ortodôntico geram estresse aos tecidos periodontais, aumentando a produção de mediadores químicos, facilitando o movimento dentário. Conclusão: Levando em consideração o presente estudo, compreende-se que existe uma grande interação entre os fármacos e os tecidos de suporte dos dentes, dessa forma, diferentes medicamentos podem atuam acelerando ou reduzindo o processo de reabsorção e aposição óssea sobre os tecidos.

Palavras-chave: Técnicas de movimentação dentária. Farmacologia. Preparações
farmacêuticas.


Texto completo:

PDF

Referências


Almeida MG. Influência de medicamentos durante a movimentação ortodôntica. [Trabalho de Conclusão de Curso]. Maceió: Faculdade de Tecnologia de Sete Lagos – FACSETE; 2019.

Mendonça ART, Valli N, Oliveira PRA. Influência dos anti-inflamatórios na movimentação ortodôntica. Rev. Bras. Odontol. 2010; 67(1): 111- 6.

Silva GF, Souza MHF, Pinheiro PMM. A influência dos Fármacos na movimentação ortodôntica. Rev. Cient. ITPAC. 2008; 1(2): 21-6.

Ramos LVT, Furquim LZ, Consolaro A. A influência de medicamentos na

movimentação ortodôntica - Uma análise crítica da literatura. R. Dental. Press. Ortodon.Ortop. Facial. 2005; 10(1): 122-30.

Zanforlin MB. A influência dos medicamentos na movimentação ortodôntica. [Monografia de Especialização]. Belo Horizonte: Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais; 2012.

Santos RL, Gonçalves RT, Martins MA, Souza MMG. Influência dos

imunossupressores no metabolismo ósseo e movimento dentário: revisão de literatura. Rev.odonto ciênc. 2009; 24(1): 86-91.

Nunes JSP. Farmacologia no movimento dentário durante o tratamento ortodôntico. [Dissertação de Mestrado]. Portugal: Instituto Universitário Egas Moniz; 2018.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281