PESQUISA DE SATISFAÇÃO DAS REFEIÇÕES E DOS SERVIÇOS DA UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO DO HDTUFT

Ticiane Nascimento VIANA, Joviana Coelho AFONSO, Olívia Santos Aires FERREIRA

Resumo


A aceitação da dieta se apresenta como peça-chave no auxílio da recuperação e na manutenção de um bom estado nutricional do paciente. Objetivou-se aplicar questionário de pesquisa de satisfação com comensais (pacientes, acompanhantes e residentes multiprofissionais) com intuito de avaliar a aceitação da dieta e dos serviços prestados pela Unidade de Alimentação e Nutrição do Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT). Trata-se de uma pesquisa descritiva de caráter quantitativo. Participaram da pesquisa 47 comensais. Em relação às refeições: o horário dedistribuição e a temperatura foram classificados, como ótimo, ambos, por 65,2% dos participantes, a aparência, o sabor e a aroma também foram classificados como ótimo,71,7% e 69,6%, respectivamente. 58,7% dos participantes classificaram a variedade do cardápio como ótimo e 37% como bom. A respeito do atendimento prestado pelos funcionários 76,1% acham ótimo. A escala ruim não foi indicada em nenhum dos itens. A questão que obteve melhor percentual na avaliação foi em relação ao atendimento dos funcionários. Através da aplicação do teste de aceitabilidade foi possível detectar excelentes indicadores de satisfação dos comensais em relação às refeições ofertadas.

Palavras-chave: Aceitabilidade. Dieta. Hospital.


Texto completo:

PDF

Referências


COLARES, L.G.T. et al. Contratação de serviços terceirizados de alimentação e nutrição: orientações técnicas. Rio de Janeiro: Rubio, 1ª ed., 2014.

FERREIRA, D; GUIMARÃES, T. G. e; MARCADENTI, A. Aceitação de dietas

hospitalares e estado nutricional entre pacientes com câncer. Einstein, São Paulo, v. 11, n. 1, 2013.

DEMÁRIO, R.L; SOUSA, A.A; SALLES, R.K. Comida de hospital: percepções de pacientes em um hospital público com uma proposta de atendimento humanizado. CienSaúde Colet.. v.15, n.1, p.1275-1282, jan.

-jun., 2010.

DIEZ, R.W.G; PADILHA, M.; SANCHES, M. Alimentação hospitalar: proposições para a qualificação do Serviço de Alimentação e Nutrição, avaliadas pela comunidade científica. Ciência Saúde Coletiva, v.17, n.2, p. 473-480, 2012.

JUNIOR, C. G. C, et al. Aceitabilidade da dieta hospitalar de um hospital municipal da cidade de Cuiabá, Mato Grosso. Cuiabá: UNIVAG, 2019. 12p. TCC.

PADULA, Katia Maria et al. Implantação da pesquisa de satisfação do paciente no HCFMRP-USP: a tecnologia na modernização dos processos. Revista Qualidade HC, Ribeirão Preto, p. 81-89, 2021. Disponível em:

https://www.hcrp.usp.br/revistaqualidade/revistaatual.aspx. Acesso em: 04 abr. 2022.

PROENÇA, R. P. C. et al. Qualidade nutricional e sensorial na produção de refeições. Florianópolis-SC EdUFSC, 2005.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281