COMO A PANDEMIA MUDOU A GESTÃO DE PESSOAS NAS EMPRESAS: UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA X NO RAMO DE PRODUTOS AGROPECUARIOS EM ARAGUAÍNA-TO

Fernando Severo MARQUES, Agenor Neto Cabral da CRUZ

Resumo


Realizar gestão de pessoas nas empresas sempre foi um desafio para os administradores. Para entendermos o conceito de gestão de pessoas é importante que saibamos o que ela significa, que nada mais é do que a área responsável por administrar e coordenar o capital humano das empresas. Esta é uma gestão que utiliza muitas técnicas de Recursos Humanos para o seu funcionamento e assim conciliar os objetivos dos colaboradores que fazem parte
da empresa diretamente com as metas que aquela organização tem. Com o surgimento da pandemia que alastrou o mundo e que no ano de 2020 chegou ao Brasil, as empresas passaram a ter além do desafio de se manter em pleno funcionamento, também manter seus colaboradores de forma segura, saudável e harmoniosa dentro do ambiente de trabalho. Para isso, foi exigido ainda mais dos profissionais da área que tiveram muitos desafios nesse período. Um dos grandes desafios que exigiu – e ainda está exigindo – que os profissionais de recursos humanos pensem em alternativas benéficas e assertivas tanto para
a saúde das equipes quanto para a saúde das empresas. Este conteúdo tem finalidade mostrar como as empresas, e uma empresa específica mudou suas rotinas para gerir pessoal, mantendo qualidade e a perspectiva mais favorável possível diante do cenário que estava sendo vivido, irá mostrar como essas empresas, mudaram e se adequaram nesse processo, tendo em vista que até mesmo nos dias de hoje muitas alternativas que na época pareciam ser passageiras se tornaram eficazes e estão sendo aplicadas até hoje.


Palavras-chave: Pandemia. Gestão. Empresa. Saúde. Pessoas.


Texto completo:

PDF

Referências


CHIAVENATO, Idalberto. Como transformar RH (de um centro de custo) em um Centro de Lucro. 2. ed. São Paulo: Marron Books, 2000.

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas: O novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas: O novo papel dos recursos humanos nas organizações. 10 ed. Rio de Janeiro: Campus, 1999.

CHIAVENATO, Idalberto. Recursos Humanos: O capital humano das organizações / Idalberto Chiavenato. – 8ª. Ed. – São Paulo: Altas, 2004.

DIAS, L.; MACHADO, S. Educação superior em saúde: a educação a distância em meio à crise do novo coronavírus no Brasil. Faculdade de Medicina. Rio de Janeiro. 2020.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281