O PAPEL DA ENFERMAGEM NO GERENCIAMENTO DE RISCOS DOS MEDICAMENTOS DE ALTA VIGILÂNCIA DURANTE A ASSISTÊNCIA HOSPITALAR

Eliandra Eduarda Rodrigues FERNANDES, Kelliany Gonzaga FERREIRA, Maria Eduarda Costa CAMARGO, Carla Andreia Resende RODRIGUES

Resumo


Introdução: Os Medicamentos de Alta Vigilância (MAV) ou medicamentos potencialmente perigosos (MPP) são aqueles que têm maior chance de ocasionar danos graves aos pacientes, devido falhas no método de utilização. Analisando os acidentes hospitalares que envolvem os MAVs, pesquisas relatam que há maior frequência de Erros Medicamentosos (EM) durante a assistência hospitalar. Objetivo: Associar o papel da enfermagem no gerenciamento de riscos dos Medicamentos de Alta Vigilância à segurança do paciente durante a assistência hospitalar. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa, um método que objetiva sintetizar resultados encontrados em pesquisas sobre determinado tema, de forma sistemática, ordenada e abrangente. Resultados: De acordo com o sistema nacional de notificação de erros de medicação do ISMP (Instituto paraPráticas Seguras no Uso de Medicamentos) dos Estados Unidos, os erros resultantes de trocas de medicamentos com nomes semelhantes correspondem em média a 15% das notificações recebidas, proporção similar ao do ISMP Espanha que notificou 12%. Os subtipos de EM recorrentes foram erros de administração (40%), erros de documentação (17%), erros de dispensação (17%) e erros de prescrição (12%). Discussão: O enfermeiro possui função fundamental no processo de medicação para que os medicamentos sejam administrados com segurança, diminuindo o risco de danos ou lesões evitáveis. Assim, é necessário estabelecer um processo educativo para os profissionais de enfermagem a fim de evitar eventos adversos graves. Conclusão: Os resultados confirmaram que os erros de medicação envolvendo os MAVs podem ser prevenidos pelos profissionais por meio de medidas e protocolos, como por exemplo a dupla checagem.

Palavras-chave: Erro com medicamento potencialmente perigoso. Gerenciamento de risco. Farmacovigilância. Enfermagem. Assistência hospitalar.


Texto completo:

PDF

Referências


BASTOS, Wylma Danuzza Guimaraes et al. Preparo e administração de medicamentos de alta vigilância na perspectiva da segurança do paciente, Research Society and Development, 11 (2) 2022.

BECCARIA, L.M. et al. Dupla checagem de enfermagem e presença de hematoma em pacientes com terapia anticoagulante. Arq. Ciênc. Saúde. Volume 23, número 2, p.65-70. 2016.

BOHOMOL, Elena. Erros de medicação: estudo descritivo das classes dos medicamentos e medicamentos de alta vigilância. Volume 18, número 2, p 311-316. Escola Anna Nery, Rio de Janeiro, Jun 2014.

Brasil. Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Protocolo de Segurança na Prescrição, uso e Administração de Medicamentos. Protocolo coordenado pelo Ministério da Saúde e ANVISA em parceria com FIOCRUZ e FHEMIG. 2013.

Brasil. Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Resolução da Diretoria Colegiada – RDC n° 2, de 25 de janeiro de 2010, dispõe sobre o gerenciamento de tecnologias em saúde em estabelecimentos de saúde.

CAJANDING Ruff Joseph Macale. Administering and monitoring high-alert medications in acute care. Nursing Standard. 31, 47, 42-52. Date of submission: 20 February 2017; date of acceptance: 31 May 2017. doi:

DE FARIAS, L. T.; MOREIRA, P. R.; HONORATO, A. M.; GONÇALVES, L. DOS S.; MASSULA CARVALHO DE MELLO, U. O. Dupla checagem de medicamentos dispensados a pacientes críticos: um relato de experiência. Perspectivas Experimentais e Clínicas, Inovações Biomédicas e Educação em Saúde (PECIBES) ISSN - 2594-9888, Volume 4, número 2, 11.

DALMOLIN, Gabriella Rejane dos Santos. Notificação e monitoramento de erros de medicação no ambiente hospitalar: considerações a partir da Bioética Complexa. 2016. (tese doutorado)


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281