A PRIVATIZAÇÃO DOS PRESÍDIOS BRASILEIROS E SEUS IMPACTOS NA RESSOCIALIZAÇÃO DO REEDUCANDO

Andressa Lima MIRANDA, Ítalo Danyel Amorim Gonçalves dos SANTOS

Resumo


O estudo consiste na repercussão jurídica da privatização dos presídios brasileiros e seus impactos na ressocialização dos presos. O objetivo é compreender como esse fenômeno aplicado ao sistema carcerário é realizado no Brasil e os possíveis impactos na ressocialização dos presos. Além disso, deixar evidente a falência do sistema, onde o Estado não tem o controle da situação, não ofertando condições dignas aos presos para que possam cumprir o objetivo do sistema prisional e assim, voltando estes a cometerem novos delitos pela falta de perspectiva e de um retorno social coerente. No mais, demonstrar que o Brasil atualmente possui presídios que adotam o modelo de parceria pública-privada, se comparados aos presídios estatais, ofertaram maiores chances de reingresso na sociedade devido ao aperfeiçoamento profissional. Cumpre destacar que o estudo foi desenvolvido com base na pesquisa bibliográfica e qualitativa delineada pelo método dedutivo, por intermédio de livros, artigos científicos publicados. Em suma, a incidência jurídica desse fenômeno decorre do fato de que a situação atual é de calamidade e que deve ser modificada, possuindo a privatização como uma saída que atualmente já se mostra promissora.

Palavras-chave: Dignidade humana. Privatização. Ressocialização. Sistema Penitenciário


Texto completo:

PDF

Referências


ARAÚJO NETO, Eduardo. Aspectos sobre a privatização dos presídios no Brasil. Disponível em https://bit.ly/2SksSTd Acesso em: 23 set. 2022.

BECCARIA, Cesare. Dos delitos e das Penas. 1764. Disponível em:https:// www.oab.org.br/editora/revista/revista_08/ebooks/dos_delitos_e_das_penas.pdf. Acesso em: 23 set. 2022.

BEDÊ, Rodrigo. Uma breve análise sobre a situação dos presídios brasileiros. 2017. Disponível em: https://rodrigobede.jusbrasil.com.br/artigos/4441367

/uma-breve-analisesobre-a-situacao-dos-presidios-brasileirosAcesso em: 23 set. 2022.

BOSCHI, José Antônio Pagnella. Execução Penal. Questões controvertidas. Porto Alegre: AMPRGS, 1989.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.

Disponível em:http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/consti

tuicao/constituicao. htm. Acesso em: 23 set.2022.

BRASIL. Lei nº. 7210 de 11 de julho de 1984. Institui a Lei de Execuções Penais. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/

l7210.htm. Acesso em: 23 set. 2022.

CAPEZ, Fernando. Entrevista concedida a revista DATAVENI@, ano VI, Nº 55, março de 2002. Disponível em http://www.dataveni@.net . Acesso em: 23 set. 2022.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281