A (IN)EFICÁCIA DO CARÁTER PREVENTIVO DA PENA NO BRASIL

Ana Paula Pereira LUCAS, Italo Lucas BRITO, Marcos Paulo Goulart MACHADO

Resumo


Tal artigo busca analisar a (in)eficácia do caráter preventivo da pena no Brasil, utilizandose de pesquisas bibliográficas e documentais, onde se encontrou informações referentes ao surgimento da pena e aos dados referentes à reincidência, buscando demonstrar a efetividade da finalidade preventiva da pena em se tratando deste fenômeno (reincidência). Trata-se de pesquisa de natureza básica, com abordagem qualitativa e com objetivos descritivos. Para melhor entendimento, é importante elucidar as características da pena e suas finalidades, que são definidas pelas teorias preventiva, retributiva e ressocializadora, os tipos de reincidências importantes para esta pesquisa, sendo estes reincidência penitenciária, que ocorre quando há retorno ao sistema prisional, após o cumprimento de pena em um estabelecimento penal e a legal, quando há condenação judicial por um crime em um período de até cinco anos após a extinção da pena anterior, e, por último, unicamente retratar o seu caráter preventivo e sua (in)eficácia. Concluindo, a presente pesquisa tem sua importância efetivada visto o grande aumento de número de reincidências
no Brasil, percebendo, assim, a necessidade de apuração acerca desta (in)eficácia da pena aplicada.


Palavras-chave: Aplicabilidade da pena. Finalidades da pena. Reincidências.


Texto completo:

PDF

Referências


AFONSO, Alessandra Cristina, O Sistema Penitenciário Brasileiro: Uma Violação Dos Direitos Humanos E A Reincidência Como Consequência. 2022. Disponível em: *MONOGRAFIA - Alessandra Cristina Afonso.pdf (animaeducacao.com.br). Acesso em outubro de 2022.

BECCARIA, Cesare. Dos delitos e das penas. Ed. Ridendo Castigat Mores,

eBooksBrasil.com. 2001.

BICUDO, Tatiana V. Por que punir? Teoria Geral da Pena. 2ª edição. Disponível em: Minha Biblioteca, Editora Saraiva, 2015. p. 17 e seg.

CORSI, Éthero Conceição. Pena: origem, evolução, finalidade, aplicação no Brasil, sistemas prisionais e políticas públicas que melhorariam ou minimizariam a aplicação da pena. Âmbito jurídico. Ano: 2016. Disponível em: https://ambitojuridico.com.br/cadernos/direito-penal/pena-origem-evolucao-finalidadeaplicacao-no-brasil-sistemas-prisionais-e-politicas-publicas-que-me Acesso em 17 de setembro de 2022.

FLÁVIO GOMES, Luiz. O castigo penal severo diminui a criminalidade? Jusbrasil.Disponível em: https://professorlfg.jusbrasil.com.br/artigos/207

/o-castigo-penalsevero-diminui-a-criminalidade. Acesso em outubro de 2022.

GIL, Antonio Carlos. Como elaboras projetos de pesquisa. 4ª edição. São Paulo: AtlasS.A, 2002. pp. 42 e 133.

LUFKIN, Bryan. O mito por trás das longas penas de prisão. BBC News Brasil, 2018. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/vert-fut-44285495. Acesso em outubro de 2022.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281