REFLEXÕES SOBRE A EUTANÁSIA E O TESTAMENTO VITAL NO ATUAL ORDENAMENTO JURÍDICO BRASILEIRO

Adelsimon Júnior Paz FERREIRA, Mivanilson Passos CUNHA, Priscila Araújo Fraga CASTRO

Resumo


O objetivo principal deste artigo é a análise e a reflexão da eutanásia e do testamento vital, à luz do Direito Constitucional, e os direitos fundamentais subjacentes a estes temas e qual o tratamento que lhes deve ser dado em caso de conflito entre si, relevando-se os princípios fundamentais assegurados pela carta maior, princípio da dignidade da pessoa humana, o direito à vida e o princípio da autonomia privada. Todavia, no Brasil a eutanásia é considerada uma prática ilícita, sendo mesmo configurada crime de homicídio pelo código penal brasileiro, e quem a comete é punido criminalmente. O estudo em questão tem como fonte de dados, artigos científicos publicados sobre a temática, bem como livros impressos e digitais, jurisprudência, a legislação com a lei atualizada, os sites jurídicos que trazem as discussões e posicionamentos de vários autores. Dessa forma, verifica-se que embora ausente a previsão legislativa da eutanásia, este instituto é possível, válido e eficaz no ordenamento jurídico brasileiro, sendo um mecanismo essencial na busca pela garantia da autonomia do paciente terminal, sendo, inclusive possível, por meio do testamento vital.


Palavras-chave: Eutanásia. Ordenamento Jurídico Brasileiro. Testamento vital.


Texto completo:

PDF

Referências


BARBOSA, Mário Figueiredo. Autonomia da Vontade. 1ª ed. Salvador. Editora JM Gráfica e Editora LTDA, 1999.

BARROSO, Luis Roberto e MARTEL, Letícia de Campos Velho. A morte como ela é: dignidade e autonomia individual no final da vida. Uberlândia. Revista da Faculdade de Direito de Uberlândia. V. 38, 235-274. 2012.

BORGES, Roxana Cardoso Brasileiro. Direito de Morrer Dignamente. IN: Maria Celeste Cordeiro Leite Santos (org.). Biodireito: ciência da vida, novos desafios. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2001. p. 295-296.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, Senado, 1998.

BRASIL. Decreto-Lei 2.848, de 07 de dezembro de 1940. Código Penal. Diário Oficial da União, Rio de Janeiro. Disponível em: Acesso em 25/10/2022.

CARVALHO, Gisele Mendes de; KAROLENSKY, Natália Regina. Aspectos bioéticojurídicos da eutanásia: Análise das recentes resoluções do CFM e do Anteprojeto de Código Penal de 2012.

DALLARI, Dalmo de Abreu. Direitos humanos e cidadania. 2. ed. São Paulo: Moderna, 2008.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281