CASOS DE GRANDE REPERCUSSÃO – A INFLUÊNCIA DA MÍDIA NO TRIBUNAL DO JÚRI

Marcos Paullo Vieira LIMA, Fernando Rizério JAYME

Resumo


A forma como um caso criminal é exposto na mídia pode influenciar na receptividade do público, a considerar aspectos mais notáveis quando se tem a ocorrência de um crime de ampla repercussão, é evidente que a imprensa possa fazer com que de modo geral, a opinião pública possa ser compreensiva em excesso ou hostil em demasia com quem comete um ato criminoso. O ponto de maior reflexão nesse tipo de comportamento é a imparcialidade e o emprego do olhar cego da justiça para o caso em questão, desse modo, a culpabilidade precoce ou mesmo a simpatia com um envolvido em casos que gera alta comoção, tende a tumultuar a ação ilibada dos operadores do direito, e fazer com que dessa forma, todo o julgamento seja afetado em decorrência das ações midiáticas envoltas no caso. Compreendendo que a imparcialidade e a análise técnica dos fatos é um fator essencial dentro de um julgamento, o presente trabalho se propõe contemplar em sua temática, a influência da mídia no tribunal do júri, especialmente quando se tem casos de grande notoriedade. O trabalho é elaborado como uma revisão de literatura e tem como
objetivo geral, analisar de que forma a mídia pode manipular a opinião pública em casos criminais com alta visibilidade pela sociedade, seus objetivos específicos buscam primeiramente, analisar os impactos da exposição midiática no tribunal do júri, seguidamente é tecido um comparativo entre mídia e justiça e por fim, realiza-se uma análise sobre um caso nacional, observando em seu histórico, a influência da exposição midiática no decorrer desse caso.

Palavras-chave: Imparcialidade midiática e legal. Justiça. Mídia. Opinião pública.


Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF, 5 out.1 988. Disponívelem:http ://www.planalto. gov.br/ ccivil_03/ constituicao/constituicao.htm.Acesso em: 7 out. 2022.

CANOTILHO, J. J. Gomes et al. Comentários a Constituição do Brasil. São Paulo: Saraiva, 2013.

CARVALHAES, Paulo Sergio. Princípio da dignidade da pessoa humana e seus reflexos no direito brasileiro. 2013. Disponível em: chromeextension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://revistacientifica.facmais.com.br/wpcontent/uploads/2015/08/artigos/principio_da_dignidade.pdf. Acesso em: 10 out. 2022.

DEZEM, Guilherme madeira. Curso de processo penal. 3. ed. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2017.

DWORKIN, Ronald. Levando os direitos a sério. São Paulo: Martins Fontes. 2002.

FERREIRA, Cleia Simone. Oitavo jurado: mídia. In: COLÓQUIO ESTADUAL DE PESQUISA MULTIDISCIPLINAR, 1., 2016, Minas Gerais. Anais [...]. Minas Gerais: Unifimes, 2016. p. 1 - 15


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281