ANÁLISE DO FILME "CORINGA” ATRELADA AO CONCEITO DE SOMBRA E VIOLÊNCIA SIMBÓLICA SOB A PERSPECTIVA DA PSICOLOGIA ANALÍTICA

Jhennifer Fernandes dos SANTOS, Nádia Regina STEFANINE

Resumo


Através de uma metodologia de análise buscou-se compreender a relação do personagem Arthur Fleck com a sombra da sociedade de Gotham City, através de aspectos como a desigualdade e a exclusão social, presentes no filme Coringa, lançado no ano de 2019. Assim como a violência simbólica sofrida pelo personagem e o que ela ocasionou em sua vida. Aplicou-se a metodologia exploratória e qualitativa, com a análise dos materiais apresentados no filme e a relação com o conteúdo da psicologia. O trabalho tem como objetivo compreender o personagem apresentado. Como objetivos específicos são mostradas a trajetória do protagonista, a violência simbólica sofrida pelo mesmo, e por fim como isso impactou em seus atos violentos. As considerações finais apresentam a forma que ele encontrou para mostrar o que não era escancarado. Aquilo que a sociedade negava e escondia: o que estava em sua sombra.

Palavras-chave: Abordagem junguiana. Ánalise de filme. Desigualdade social.


Texto completo:

PDF

Referências


ANTUNES, Ricardo. Os sentidos do trabalho: ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. São Paulo: Boitempo, 2000.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 05 de abr.de 2022.

BOURDIEU, Pierre. A dominação masculina. 3. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil,2003.

BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. 10. ed. Rios de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007.

BOURDIEU, P. EAGLETON, T. A doxa e a vida cotidiana: uma entrevista. Rio de Janeiro: Contraponto, 2007.

CERVENY, Ceneide. Família e ciclo vital: nossa realidade em pesquisa. São Paulo: Casa do psicólogo, 1997.

CORINGA. Direção de Todd Phillips. Veneza: Warner Bros Entertainment, 2019.

DAHLBERG, Linda L.; KRUG, Etienne G. Violência: um problema global de saúde pública. Ciência & Saúde Coletiva, v. 11, p. 1163-1178, 2007.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281