O USO DE EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL NA MINERAÇÃO: UMA ANÁLISE DO ACIDENTE DE TRABALHO

Diego Ribeiro SILVA, Daise ALVES

Resumo


Os equipamentos de proteção individual (EPI) são equipamentos de uso pessoal com a função de minimizar determinados acidentes, além de proteger contra determinadas doenças que, muitas vezes, podem ser causadas pelo ambiente de trabalho. Acidente de trabalho é qualquer acidente ocorrido como resultado do trabalho que possa causar, direta ou indiretamente, lesão corporal, distúrbio ou doença, resultando em morte, perda total ou parcial, temporária ou permanente do desempenho do trabalho. O objetivo é demonstrar a caracterização de acidente de trabalho e a necessidade do uso de equipamentos de proteção para os trabalhadores em atividade de risco. Verificou-se que o trabalhador tem direito a estabilidade provisória e benefícios previdenciários em decorrência do acidente de trabalho. O artigo buscou mostrar a importância do uso de equipamentos de proteção individual e coletiva na prevenção de acidentes, através de metodologia bibliográfica, baseada em literaturas sobre equipamentos de proteção individual e acidentes de trabalho.

Palavras-chaves: Equipamentos de Proteção Individual. Acidentes de Trabalho. Prevenção. Estabilidade.


Texto completo:

PDF

Referências


ALVES, T. C. Manual de equipamento de proteção individual. São Carlos (SP): Embrapa Pecuária Sudeste, 2013.

AMARAL, A. G. do. Segurança no trabalho: EPI’S na construção civil. Rev. Ciênc. Empres. UNIPAR, Umuarama, v. 14, n. 2, p. 231-257, jul./dez. 2013.

BERGAMINI, C. W. Motivação nas organizações. São Paulo: Atlas, 1997.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF, 5 out. 1988. Disponível em:

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm. Acesso em: 13 out. 2022.

BRASIL. Decreto-lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943. Aprova a Consolidação das Leis do Trabalho. Rio de Janeiro, RJ, 01 maio 1943. Disponível em:

https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del5452.htm. Acesso em: 13 out. 2022.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281