O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E AS SUAS FACES: IMPLICAÇÃO E RELAÇÃO NA INCLUSÃO E OU EXCLUSÃO SOCIAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Lucimari Gonçalves Araújo MOTA, Denyse Mota SILVA

Resumo


A Educação Inclusiva é um dos maiores desafios no processo de ensino e aprendizagem, envolvendo não somente a pessoa com deficiência, mas também a família, a escola e a sociedade. O artigo visa refletir sobre a relação entre o ensino de Língua Portuguesa, a inclusão e/ou exclusão social dos alunos no contexto da educação básica, apontando para o
entendimento na Diversidade linguística e Educação Especial. A escolha do tema justificase por se tratar de uma temática que vem sendo discutida de diversas formas, apontando para um grande desafio educacional especializado em atendimento de crianças e adolescentes com necessidade especial na educação básica. A escolha metodológica adotada se justifica a partir da pesquisa de revisão bibliográfica e descritiva acerca da temática, de cunho qualitativo, respaldada por documentos oficiais da educação como
BNCC (2018), e por alguns autores como: Irandé Antunes (2003), Marcos Bagno (2006), Paulo Freire (1996) entre outros que discutem o ensino da língua portuguesa e os desafios da educação inclusiva. Para tanto, escola, professor e família devem reconhecer e responder juntos às dificuldades dos alunos inclusivos, acomodando-os às diferentes metodologias de ensino e ritmos de aprendizagem, assegurando uma educação de qualidade para todos. A formação docente é essencial e ainda, desafiadora para o
desenvolvimento dos alunos incluídos, a fim de que sintam seguros e participativos, especificamente nas aulas de língua portuguesa com a interação na /pela linguagem, convivendo com a diversidade onde todos são diferentes.

Palavras-chave: Diversidade linguística. Língua portuguesa. Inclusão/exclusão social.


Texto completo:

PDF

Referências


ANTUNES, I. 2009. Língua, texto e ensino: outra escola possível. São Paulo: Parábola Editorial.

BAGNO, Marcos. Preconceito Linguístico: o que é, como se faz. São Paulo: Loyola, 1999.

BAGNO, Marcos; STUBBS, Michael; GAGNÉ, Gilles. Língua materna: letramento, variação e ensino. São Paulo: Parábola, 2002b, p. 134.

Bortoni-Ricardo, Stella Maris. Nós cheguemos na escola, e agora? Sociolinguística & Educação. São Paulo: Parábola Editorial, 2005, p. 15, 61.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Presidência da República, Brasília,1966.

______. Resolução CNE/CEB nº 2, de 11 de setembro de 2001. Brasília: CNE/CEB, 2001.

______. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Presidência da República, Brasília,1966.

______. Resolução CNE/CEB nº 2, de 11 de setembro de 2001. Brasília: CNE/CEB, 2001.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002 GOLDENBERG, M. A arte de pesquisar. Rio de Janeiro: Record, 2004.

MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Ensinando a turma toda. Revista pátio, ano v, nº 20, fevereiro/abril 2005.

______. Maria Tereza Eglér. O desafio das diferenças nas escolas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281