INCENTIVOS FISCAIS PARA INVESTIMENTOS PRIVADOS EM SEGURANÇA PRIVADA

Israel Milhomem dos SANTOS, Ricardo Ferreira de REZENDE Ferreira de REZENDE

Resumo


O presente artigo traz uma abordagem sobre segurança pública e segurança privada no Brasil uma vez que, a criminalidade aumentou consideravelmente e a insegurança atualmente é uma preocupação constante. Outra discussão em vista são os investimentos destinados à manutenção nos órgãos públicos de segurança e os investimentos nas empresas particulares bem como o reconhecimento da Súmula 386 do tribunal superior do trabalho passou a deliberar a legalidade dessa atividade como forma empregatícia desde que preencha os requisitos do art. 3º da Consolidação das Leis do Trabalho Brasileiro. Serão abordadas Leis, Decretos e Portarias que regem os incentivos e benefícios fiscais o entendimento jurisprudencial junto a tribunais superiores de justiça brasileira, tribunal de justiça estadual brasileiro, uma vez que a crescente demanda dessa atividade de prestação de serviço de empresas particulares demonstra a possibilidade da dedução no Imposto de Renda da pessoa física, assim como ocorre com Saúde e Educação.

Palavra-chave: Imposto de renda. Investimentos. Segurança privada. Segurança pública.


Texto completo:

PDF

Referências


A DIVERSIDADE. E o crescimento no mercado de trabalho no segmento de Segurança Privada. Dino divulgador de noticias. Exame. 8 fev. . 2018. Disponível em:

https://exame.abril.com.br/negocios/dino/a-diversidade e o crescimento no mercado de trabalho no segmento de segurança privada/. Acesso em: 28 fev. 2019.

ALBUQUERQUE, Flávia. EBC Agencia Brasil, São Paulo, 9 ago. 2018. Disponível em:

http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2018. Acesso em: 28 fev. 2022.

ALEXANDRINO, Marcelo. PAULO, Vicente. Direito Constitucional descomplicado. – 3º ed. - Rio de Janeiro: Forense: São Paulo: Método. 2002.

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, [2016]. Disponível em:

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 15 fev. 2022.BRASÍLIA. Lei 7289, de 18 de dezembro de1984. Dispõe sobre Estatuto dos Policiais Militares da Polícia Militar do Distrito Federal e dá outras providências. Brasília, DF:

Presidência da República, [1984]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil. Acesso em: 15 fev. 2022.

BRASIL. Lei 7.102, de 20 de junho de 1983. Dispõe sobre segurança para estabelecimentos financeiros, estabelece normas para constituição e funcionamento das empresas particulares que exploram serviços de vigilância e de transporte de valores, e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil. Acesso em: 15 fev. 2022.

BRASIL. Lei 8.863, de 28 de março de 1994. Altera a Lei 7.102 de 20 de junho de 1983.

Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil. Acesso em: 19 fev. 2022.

BRASIL. Custos econômicos da criminalidade no brasil. Relatório Conjuntura nº 4. Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos. Imprensa Nacional. Brasília, DF [2018].

Disponível em: http://www.secretariageral.gov.br/estrutura/secretaria de assuntos estratégicos/ publicações e analise/ relatório de conjuntura/custos econômicos criminalidade brasil.pdf. Acesso em: 8 mar. 2022.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281