OS OBSTÁCULOS ENFRENTADOS PARA A EFETIVA REALIZAÇÃO DO ABORTO LEGAL

Ester Silveira LIMA NETO, Ricardo Ferreira de REZENDE

Resumo


O tema aborto é um tabu em nossa sociedade, com opiniões que são divergentes, considerando- se o fato de que é interpretado como crime em nosso atual sistema penal brasileiro. No entanto, existem casos em que é possível a realização do procedimento abortivo, sendo excluída a ilicitude do fato, como disposto no art. 128 do Código Penal Brasileiro. No entanto, apesar de, em alguns casos, não ser necessária a autorização judicial para a realização do feito, as gestantes que preenchem os requisitos legais para a realização do feito enfrentam obstáculos para tal, devido ao descaso do Estado para com estas. Nesse sentido, o presente trabalho faz uma análise à legislação, bem como aos casos onde a mulher foi impedida ou sofreu para conseguir a efetiva realização do aborto. A partir dessas análises será possível uma melhor compreensão sobre o tema e assim, idealizar um sistema onde seja possível a realização do procedimento abortivo sem o impedimento de terceiros.

Palavras-chave: Aborto. Permissão Legal. Gestante. Direito Penal.


Texto completo:

PDF

Referências


RIO DE JANEIRO (RJ). Código Penal: Decreto Lei nº 2.848 de 7 de dezembro de 1940. Rio de Janeiro.

CAPEZ, Fernando. Curso de Direito Penal, volume II, parte especial. 12ª edição. São Paulo: Saraiva, 2012.

SAO PAULO. Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo. Código de Ética Médica. São Paulo: Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo; 2003, p. 83-88.

MEDEIROS, Marcelo; RONDON, Gabriela. Aborto: uma breve história da legislação brasileira. NEXO, Políticas Públicas, 2021. Disponível em

. Acesso em 16 de agosto de 2022.

NUCCI, Guilherme de Souza. Código Penal Comentado. 14ª ed. Rio de Janeiro: Forense, 2014.

MAC, Aissa; RICCI, Larissa; PEREIRA, Maria Irenilda. Conheça as leis sobre o aborto no mundo. Estado de Minas Gerais. Minas Gerais, 17 jan 2021. Secção Gerais. Disponível em

Acesso em 23 de agosto de 2022.

CLAM, Centro Latino – americano em sexualidade e direitos humanos. Acerca da abordagem predominante sobre gravidez na adolescência. Rio de Janeiro, 2008.

Disponível em Acesso em 14 set 2022


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281