A EFICÁCIA DO XILITOL NA PREVENÇÃO DA CÁRIE DENTÁRIA: REVISÃO DE LITERATURA

Paulene Vieira da SILVA, Juliana Rocha PERES, Karen Hannah Dantas de SOUSA

Resumo


Introdução: O xilitol é um adoçante natural extraído de plantas ricas em celulose, com baixo teor calórico, e tem se mostrado um importante substituto da sacarose. Objetivo: O objetivo desse estudo foi demonstrar, por meio de uma revisão de literatura, a eficácia do xilitol na prevenção da carie dentaria. Método: foi realizada uma revisão bibliográfica nas bases de dados Scielo, PubMED e Biblioteca Virtual em Saúde, buscando artigos que evidenciassem a qualificação do uso do xilitol na prevenção da carie dentaria. Discussão: É notável que a o uso do xilitol reduz a quantidade de microrganismos cariogênicos presentes no biofilme, em particular os Streptococcus mutans. Além disso, através de um aumento do fluxo salivar, pode proporcionar a remineralização do esmalte e evitar a queda do pH da cavidade oral, aumentando a capacidade tampão e atividade bacteriostática da saliva. Conclusão: Levando em consideração o presente estudo, entende-se que o xilitol contribui de várias formas para a saúde bucal do indivíduo, diminuindo a ocorrência de lesões cariosas, regulando íons cálcio e fosfato na saliva que proporciona a remineralização dos dentes, limitando a multiplicação de S. mutans na saliva, contendo o pH da placa bacteriana e a capacidade tampão da saliva.

Palavras-chave: Xilitol. Cárie dentária. Placa dentária. Streptococcus mutans. Saúde bucal.


Texto completo:

PDF

Referências


Sousa AMC. A importância do xilitol na prevenção da cárie dentária. [Dissertação de Mestrado]. Porto: Universidade Fernando Pessoa; 2014.

Leites ACBR, Pinto MB, Sousa ER. Aspectos microbiológicos da cárie dental. Salusvita. 2006; 25(2): 239-52.

Rédua RB, Lorenzoni B, Venturim Filho A, Laurente RL. Existe justificativa para o uso do xilitol na prevenção da cárie? Uma revisão de literatura. Full Dent. Sci. 2019; 10(40):128-134.

Martellucci L. A Importância do Xilitol na Saúde Oral. [Dissertação de Mestrado]. Gandra: Instituto Universitário Ciências da Saúde;2018.

Bohneberger G. Xilitol: um adoçante aliado contra a cárie. Ação Odonto. 2015; 3(2): 10-2.

Lopes GRP. Efeitos do xilitol na prevenção da cárie dentária precoce de infância. [Dissertação de Mestrado]. Porto: Faculdade de Medicina Dentária Universidade do Porto; 2010.

Pereira AFF, Silva TC, Caldana ML, Machado MAAM Buzalaf MFR. Revisão de Literatura: Utilização do Xilitol para a Prevenção de Otite Média Aguda. Arq. Int. Otorrinolaringol. 2009; 13(1):87-92.

Lucena GM, França RS, Oliveira AVA, Carlo HL, Carvalho FG. Efeito do flúor e do xilitol na atividade antimicrobiana de dentifrícios infantis. Revista Família. 2017; 5: 1-8.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281