ANÁLISE DO CONFLITO ENTRE SOLIDARIEDADE FAMILIAR E DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA PRESENTE NOS CASOS DE BEBÊ MEDICAMENTO

Denisete Carneiro Cavalcante FONSECA, Shirley dos Santos Carneiro FEITOSA, Gustavo Chalegre PELISSON, Giullia Bianca Ferraciolli do COUTO, Reobbe Aguiar PEREIRA

Resumo


A presente pesquisa tem por tema a análise do conflito entre a solidariedade familiar e a dignidade da pessoa humana presente nos casos de bebê medicamento que se justifica em razão de sua relevância social, pois não existe lei específica no ordenamento jurídico. Assim como demonstra a sua importância para a sociedade e âmbito jurídico em virtude que a utilização da técnica bebê medicamento pode ser essencial para a cura de várias doenças graves, sendo um método capaz de salvar vidas. O objetivo geral do presente estudo é analisar o conflito entre a solidariedade familiar e a dignidade da pessoa humana presente nos casos de bebê medicamento. Para tanto, é necessário compreender a técnica de reprodução assistida conhecida como bebê medicamento e apresentar as bases principiológicas do bebê medicamento e o amparo da Resolução nº 2.294/2021 do Conselho Federal de Medicina e discorrer sobre casos notórios de famílias que geraram um filho para salvar outro acometido de doença grave; conceituar princípio e demonstrar conflitos de interesses entre o princípio da Solidariedade familiar e da dignidade da Pessoa humana e, por fim, elucidar o princípio da proporcionalidade e a técnica da ponderação como forma de solução destes conflitos. Assim, por meio do método exploratório, bibliográfico e o método hipotético-dedutivo, partindo-se da utilização do princípio da proporcionalidade para a solução do conflito entre princípios é possível verificar que é possível conciliar os interesses conflitantes nos casos de bebê medicamento.

Palavras-Chave: Bebê medicamento. Colisão. Dignidade humana. Solidariedade familiar. Proporcionalidade.


Texto completo:

PDF

Referências


BANDEIRA DE MELLO, Celso Antônio. Curso de direito administrativo. São Paulo: Malheiros, 1999, p. 629.

BARROSO, Luís Roberto. Fundamentos Teóricos e Filosóficos do Novo Direito Constitucional Brasileiro (Pós-modernidade, teoria crítica e pós-positivismo). IN BARROSO, Luís Roberto. Org. A nova interpretação constitucional: ponderação, direitos fundamentais e relações privadas. Rio de Janeiro: Renovar, 2003.

BONAVIDES, Paulo. Curso de direito constitucional. São Paulo: Malheiros, 1997, p. 279.

BONAVIDES, Paulo. Curso de Direito Constitucional. 7. ed. 2. tir. São Paulo: Malheiros, 1998.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.

BRASIL. LEI Nº 9.263, DE 12 DE JANEIRO DE 1996. Disponível em

Acesso em: 15 abr. 2022.

BRASIL. Lei nº 9.434, de 4 de fevereiro de 1997. Brasília, DF.

BRASIL. Superior Tribunal Federal. Arguição de descumprimento de preceito fundamental n. 54-DF. Relator Ministro Marco Aurélio, Brasília, DF, 12 abr. 2012.

BRASIL. Superior Tribunal Federal. Habeas Corpus n.º 82.424-RS. Relator Moreira Alves, Brasília, DF, 17 set. 2003.

CARDIN, Valéria Silva Galdino; GUERRA, Marcela Gorete Rosa Maia. Do Diagnóstico Genético Pré-Implantacional para a Seleção de Embriões com Fins Terapêuticos: Uma Análise do Bebê-Medicamento. RFD-Revista da Faculdade de Direito da UERJ, n. 35,

p. 60-77, 2019.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281