O “NOVO NORMAL” E O CONTRATO DE NAMORO

Cleucienny Borges de OLIVEIRA, Pollyanna Marinho Medeiros CEREWUTA

Resumo


Dedica-se o artigo em questão ao estudo do contrato de namoro diante das novas formas de se relacionar existentes na atual sociedade, especialmente apontando as diretrizes que o distingue da união estável. O objetivo é analisar a necessidade da regulamentação do contrato de namoro para casais que não possuem interesse em constituir família diante da jurisprudência e doutrina que não reconhecem a forma do contrato de namoro. O estudo foi realizado através de referências doutrinárias pertinentes invalidação do contrato de namoro de forma majoritária e os entendimentos jurisprudenciais que não reconhece o contrato de namoro nas decisões judiciais e inovam ao criar o termo namoro qualificado para qualificar as relações. Após pesquisas verificou-se a necessidade de regulamentar o contrato de namoro para os casais que não tem intenção de constituir família, sem contrapor as regras da união estável e a boa-fé nas relações afetivas no contrato de convivência previsto no ordenamento jurídico.

Palavras-chave: Contrato de namoro. União estável. Contrato de conivênci


Texto completo:

PDF

Referências


AMARO, Elisabete Aloia. O namoro nos dias de hoje. JusBrasil. 2013. Disponível em: . Acesso em: 04 ago. de 2022.

BAUMAN, Zygmunt. Amor líquido: sobre a fragilidade dos laços humanos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. 2004.

BRASIL. Código Civil. Lei 10.406 de 10 de janeiro de 2002. Disponível

em:. Acesso em: 29 jul. 2022.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil.

Disponívelem:. Acesso em: 29 jul. 2022.

BRASIL. Projeto de Lei n° 11.001 de 02 de novembro de 2018. Disponível em: . Acesso em: 02 set. 2022.

BURÉGIO, Fátima. Namoro Qualificado x União Estável. Disponível:

. Acesso em: 23 ago. 2022.

CARPENEDO, Caroline; KOLLER, Silva Helena. Relações amorosas ao longo das décadas: um estudo de cartas de amor. Interações em Psicologia. Curitiba, v. 8, n. 1, p. 1-13, 2004. Disponível em:.

Acesso em: 17 jul 2022.

CAVALCANTI, João Paulo Lima; NUNES, Dayanne Eduarda Alves Matias. A (in)validade do contrato de namoro e a possível descaracterização da união estável. IBDFAM. 2021. Disponível em:

CORONEL, Maria Carla Fontana Gaspar; FERREIRA, Elisa Dias. A Viabilidade Jurídica do Contrato de Namoro. IBDFAM. 2021. Disponível em:. Acesso em: 03 set. 2022.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281