DO ATIVISMO JUDICIAL À JUDICIALIZAÇÃO DA POLÍTICA: LIMITES E ALCANCE

Antonio Dantas de OLIVEIRA JUNIOR, Dênia Rodrigues CHAGAS

Resumo


O presente estudo tem por escopo ver o papel do Poder Judiciário na perspectiva e no alcance do que se intitula ativismo judicial e judicialização da política, como também se esses instrumentos são contrários ou a favor de um Estado Democrático de Direito. Nessa perspectiva o artigo aventa a questão dos juízes substituírem os juízos do legislador e da Constituição por seus juízos próprios, sendo subjetivistas. Nos vieses do ativismo judicial e da judicialização da política não deve ocorrer é a politização dos tribunais, apesar de que não tem como separar o modelo ideológico do comportamento judicial.

Palavras-chave: Ativismo Judicial. Judicialização da Política. Autocontenção. Politização dos Tribunais. Criação do Direito.


Texto completo:

PDF

Referências


BARCELLOS, A. P. Constitucionalização das políticas públicas em matéria de direitos fundamentais: o controle político-social e o controle jurídico no espaço democrático. Revista de Direito do Estado 3:17, 2007.

BARROSO, L. R. O direito constitucional e a efetividade das normas: limites e possibilidades da Constituição brasileira. 9. ed. Rio de Janeiro: Renovar, 2009.

BARROSO, L. R. Judicialização, Ativismo Judicial e Legitimidade Democrática. Revista eletrônica do conselho federal da OAB, n. 4, jan/fev. 2009.

BARROSO, L. R. Da falta de efetividade à constitucionalização excessiva: direito à saúde, fornecimento gratuito de medicamentos e parâmetros para a atuação judicial.

Disponível em:

Zjc1IJ:www.conjur.com.br/dl/estudobarroso.pdf+&cd=1&hl=pt-PT&ct=clnk&gl=br>. Acesso em: 20 out. 2014.

BARROSO, Luís Roberto. A judicialização da vida e o papel do Supremo Tribunal Federal. Belo Horizonte, Fórum, 2018. p. 290.

BICKEL, A. The least dangerous branch. Yale University Press, 1986.

BONAVIDES, Paulo; PAES DE ANDRADE. História Constitucional do Brasil. Rio de Janeiro : Paz e Terra, 1991.

BRANCO, P. G. G. Em busca de um conceito fugidio – o ativismo judicial. In FELLET, A. L. F.; PAULA, D. G. i de; e NOVELINO, M. (org.). As novas faces do ativismo judicial. Salvador: Juspodivm, 2011.

CAPURSO, Timothy J. How Judges Judge: Theories on judicial decision making, University of Baltimore Law, Fórum, 1998, vol. 29, n. 1, p. 6.

CAETANO, M. Manual de Ciência Política e Direito Constitucional. Coimbra: Almedina, 2014.

CAPPELLETTI, M. Juízes Legisladores?. Tradução de Carlos Alberto Álvaro de Oliveira. Porto Alegre: Fabris, 1993.

COELHO. I. M. Ativismo Judicial ou criação judicial do direito? Revista jurídica Consulex, Brasilia, n. 329, p. 18-24, out. 2010. (DIMOULIS , p. 465).


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281