OS DESAFIOS DA INCLUSÃO DIGITAL NAS ESCOLAS MUNICIPAIS: AS CONSEQUÊNCIAS DURANTE A PANDEMIA

Ana Márcia Ribeiro de OLIVEIRA, Eli da Silva DUARTE

Resumo


Esta pesquisa foi parte do Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia da Faculdade Educacional da Lapa. O artigo trata sobre os desafios da inclusão digital nas escolas municipais, mais especificamente usará dados coletados de uma escola de Educação de Jovens e Adultos, o qual possui 215 alunos e 13 professores. Para este estudo utilizou-se dados de uma escola municipal, o qual a autora deste artigo realizou seu estágio. No caso específico do presente artigo, apresentam-se os resultados parciais cujo objetivo foi identificar os impactos da Pandemia do Coronavírus (COVID-19) quanto à inclusão digital nas escolas. O problema de pesquisa acerca de quais dificuldades, desafios enfrentados pelos professores quanto à inclusão digital. O objetivo geral é identificar as estratégias utilizadas pelos professores para enfrentar os desafios. Os objetivos específicos é analisar os recursos utilizados para ministrara as aulas; Identificar os desafios enfrentados pelos alunos; Identificar se os alunos estão participando das aulas de forma assídua, ativa. Essa é uma pesquisa bibliográfica, qualitativa. Professores utilizam jogos, formulários, vídeos com os alunos para suas aulas. As maiores dificuldades enfrentados estão na mudança da forma de ministrar aula, que antes era pessoalmente e agora remoto e muitos professores não foram preparados para isso.

Palavras-chave: Ensino remoto. Saber fazer docente. Ensino mediado pela tecnologia.


Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, Fernando José de. Educação e informática: Os computadores na escola. 4.ed. São Paulo: Cortez, 2009.

ANJOS, H. O conceito de inclusão nas falas de professores: deslizamentos de sentidos presentes no discurso. Disponível em:

http://www.ufpa.br/campusmaraba/index/cache/publicacoes/hildete_faced_3.pdf. Acesso: 22 de abril de 2022.

BZUNECK, J. A. As crenças de autoeficácia dos professores. In: F.F. Sisto, G. de Oliveira, & L. D. T. Fini (Orgs.). Leituras de psicologia para formação de professores. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2000.

CARNEIRO, R. U. C. & COSTA, M. C. B. Tecnologia e deficiência intelectual: práticas pedagógicas para inclusão digital. Revista online de Política e Gestão Educacional, v.21, n. 1, p. 706-719, 2017.

CARNEIRO, R. U. C. & SILVA, S. S. Inclusão escolar de alunos público alvo da educação especial: como se dá o trabalho pedagógico do professor no ensino fundamental I? Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação. Araraquara, v. 11, n. 2, p. 935-955, 2016.

DE MORAIS, Cláudio Jorge Gomes. Por uma crítica Frankfurtiana à inclusão. Rebena Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 1, p. 59-68, 2021.

DELORS, J. (Org). Educação: um tesouro a descobrir. São Paulo: Cortez/Brasília: MEC: UNESC, 1998.

DIAS, Rosilâna Aparecida; LEITE, Lígia Silva. Educação a Distância: da legislação ao pedagógico. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2010.

FEWEHR, Diógenes. Tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) na escola e em ambientes não escolares. Dissertação (Mestrado em Ensino), UNIVATES, Lajeado, 2016.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281