ENTRE A INTERNET E A ESCRITA: NOVAS PERPECTIVAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA E DESAFIOS NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA

Ana Karoline da Costa MARINHO, Denyse Mota SILVA

Resumo


O presente artigo discute sobre a influência da internet na escrita formal dos alunos na disciplina de Língua Portuguesa-LP. A problemática está concentrada na seguinte pergunta: Como a evolução da internet tem afetado a escrita dos educandos? Com toda essa evolução tecnológica, tão dinâmica e voraz, nota-se uma preocupação significativa com o desenvolvimento da aprendizagem do aluno, especialmente, em relação à disciplina de Língua Portuguesa, já que está influenciando no processo da escrita dos alunos, de forma negativa. Discutir essas facetas facilita na superação do problema e promove uma aprendizagem de qualidade. O objetivo geral é: refletir e compreender as influências da linguagem utilizada na Internet na escrita, apontando seus pontos positivos e negativos diante dos avanços tecnológicos. Tendo como objetivos específicos: Discutir o papel do professor no processo de utilização da escrita no contexto correto; Analisar o contexto histórico da tecnologia mediante alguns autores; Relatar sobre a diferença entre escrita culta e coloquial. A metodologia é uma pesquisa qualitativa de abordagem bibliográfica. Os principais teóricos que embasam o trabalho são: Brasil (2018); Guerreiro, Battini (2014); Bareu (2013); Benedet (2020); Carvalho (2015); Garcia (2013); Gomes (2021) e entre outros autores. O professor de Língua Portuguesa precisa compreender seu papel de mediador de todo processo de aprendizagem, promovendo a articulação entre o conhecimento formal e o domínio da utilização das tecnologias de seus alunos, principalmente da escrita nos seus diversos contextos sociais de uso.

Palavras-Chave: Internet e escrita. Educação Básica. Língua Portuguesa


Texto completo:

PDF

Referências


ABREU, Autilene Santos. O Professor De Língua Portuguesa Na Era Digital. Monografia apresentada como requisito para conclusão do curso de Letras/Inglês pela Faculdade de Ciências da Educação e Saúde do Centro Universitário de Brasília – UniCEUB. Brasília. 2013. Disponível em:

https://repositorio.uniceub.br/jspui/bitstream/235/4540/1/TCC%20P%C3%93S%20BANC A.pdf. Acesso em: 01/09/2022.

ARAÚJO, Joelma de Moura Santos. A Influência dos Internetês na Escrita dos Alunos do Ensino Médio da Escola 19 de Julho. Monografia apresentada ao curso de letras da Faculdade de Ciências Sociais de Guarantã do Norte, como requisito para obtenção do

título de Licenciatura em Letras - Espanhol. Guarantã do Norte – MT. 2017. Disponível

em: https://s3-sa-east-1.amazonaws.com/sophiauta/Letras/TCC+on-line/Joelma.pdf. Acesso em: 01/09/2022.

BENEDET, Márcia Leandro. Competências Digitais: desafios e possibilidades no cotidiano dos professores da Educação Básica. Dissertação submetido (a) ao Programa de Pós-graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação. Araranguá. 2020.

Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216112. Acesso em:

/08/2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

FERNANDES, Sidneia Caetano De Alcântara. As Tecnologias De Informação E Comunicação No Ensino E Aprendizagem De História: Possibilidades No Ensino Fundamental E Médio. Dissertação apresentada ao curso de Mestrado, do Programa de Pós-Graduação Educação da Universidade Católica Dom Bosco como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Educação. Campo Grande – MS. 2012. Disponível

em: https://site.ucdb.br/public/md-dissertacoes/8236-as-tecnologias-de-informacao-ecomunicacao-no-ensino-e-aprendizagem-de-historia-possibilidades-no-ensinofundamental-e-medio.pdf. Acesso em: 29/08/2022.

GARCIA, Fernanda Wolf. A importância do uso das tecnologias no processo de ensinoaprendizagem. Educação a Distância, Batatais, v. 3, n. 1, p. 25-48, jan./dez. 2013.

GOMES, Antonio José Ferreira. A influência da internet na escrita. Revista IberoAmericana de Humanidades, Ciências e Educação-REASERevista ibero-americana de Humanidades, Ciencias e Educação. São Paulo, v.7.n.12.dez.ISSN -2675 –3375. 2012. Disponível em: https://www.periodicorease.pro.br/rease/article/view/3486/1358. Acesso em: 28/08/2022.

GUERREIRO, Jackeline Rodrigues Gonçalves; BATTINI, Okçana. Novas tecnologias na educação básica: desafios ou possibilidades? III Jornada de Didática: desafios para docência e III Seminario de pesquisa CEMAD. 2014. Disponível em:

http://www.uel.br/eventos/jornadadidatica. Acesso em: 27/08/2022.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281