AS CARACTERISTICAS JURÍDICAS DO FEMINICIDIO NO ORDENAMENTO JURÍDICO BRASILEIRO

Thalyton Costa MACEDO, Marcondes da Silveira FIGUEIREDO JUNIOR

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo analisar por meio de pesquisa bibliográfica a matança de mulheres. A violência está ligada ao desejo comum entre homens e mulheres, em seus níveis muito diferentes, de um, separados pelo que pode ser chamado de comunidade social - a família - até certo ponto um grupo completo de pessoas, que é um grupo social, auto expressivo, por isso, de maneiras muito diferentes. O legislador penal tomou uma proposta de ampliação do rol de condutas que se voltam para o Direito Penal novas formas e punições, a exemplo do assassinato de mulheres por parceiro íntimo, em casos de violência doméstica e familiar.

Palavra-chave: Feminicídio. Violência contra a mulher. Violência domestica.


Texto completo:

PDF

Referências


BITENCOURT, Cezar Roberto. Tratado de Direito Penal. 23 ed. São Paulo: Saraiva, 2017.

CAPEZ, Fernando. Curso de direito penal. 21 ed. São Paulo: Saraiva, 2017.

FRAGOSO, Heleno Cláudio. Lições de direito penal. 17 ed. São Paulo: Atlas, 2006.

GOMES, Olívia Maria Cardoso. Violência Doméstica e Migrações – Estudo Comparado das Legislações Portuguesa, Brasileira e Espanhola Sobre Violência Doméstica e Feminicídio em Comunidades de Imigrantes - Edição Revista e Atualizada com a Nova Lei

do Feminicídio – Lei 13.104 de 09.03.2015. Curitiba: Juruá, 2015.

GRECO, Rogério. Curso de Direito Penal. 13 ed. São Paulo: Saraiva, 2016.

SILVA, César Dario Mariano da. Manual de Direito Penal - Parte Especial - Arts. 121 a 234 com a Nova Lei do Feminicídio - Lei 13.104 de 09.03.2015. Curitiba: Juruá, 2015.

SIQUEIRA, Aline Cardoso; JAEGER, Fernanda Pires; KRUEL, Cristina Saling. Família e violência conceitos, práticas e reflexões críticas. Curitiba: Juruá, 2013. VIDAL, Hélvio Simões. Curso de Direito Penal – Parte Geral. 22 ed. São Paulo: Saraiva, 2018.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281