ANÁLISE DE CASO EM PACIENTE COM MÁ FORMAÇÃO CONGÊNITA MIELOMENINGOCELE

Amanda Brandão de SOUSA, Carla Karoline da Silva MARINHO, Gessica Mendes da SILVA, Kerly Mesquita MARTINS, Karina Maria Mesquita da SILVA, Miguel Emilio Sarmiento GENER

Resumo


A mielomeningocele é uma má formaçã congênita no SNC ocasionada ainda no embrião devido o não fechamento do tubo neural, portanto, ficando exposto e vulnerável. Dentro de um contexto mais holístico, o uso do ácido fólico contribui para a minimização do surgimento destes casos, já que o mesmo previne má formação congênita. Além dos estigmas que a patologia trás consigo às crianças que podem perdurar até a vida aulta, a mesma possui uma taxa de sobrevida que pode variar de acordo a forma e o grau da lesão em consonância com a possibilidade de lesões associadas e aos cuidados prestados imediatos. O estudo em questão se trata de uma revisão de literatura e estudo de caso produzido através de coleta de dados no Centro de Reabilitação de Araguaína – TO, sendo constituido por referências de artigos cientifícos para embasamento teórico da temática, através de periódicos anexados no banco de dados Google Acadêmico e Scielo. Logo, também foi utilizado o livro NANDA I, para que fossem realizados os diagnósticos de enfermagem mediante os problemas, e o NANDA NIC-NOC para que as intervenções de enfermagem fossem realizadas as mais fidedignas possíveis. Um acompanhamento que englobe uma equipe multidisciplinar em pacientes com mielomeningocele é de veemente importância diante de um hospital ou serviço de complexidade especializada. Tal acompanhamento se torna imprescindível para a continuidade de avanços perante déficits relevantes desta patologia, juntamente a adesão de políticas públicas para um amplo atendimento, para facilitar o acesso destes pacientes em unidades de referências no diagnóstico, tratamento e acompanhamento.

Palavras-chave: Diagnósticos de enfermagem. Má formação. Mielomeningocele. Tratamento.


Texto completo:

PDF

Referências


BELTRAME, Beatriz. Mielomeningocele: o que é, sintomas, causas e tratamento. Tua saúde, 2020. Disponível em: https://www.tuasaude.com/mielomeningocele/. Acesso em:

set. 2021.

BIZZI, Jorge W. Junqueira; MACHADO, Alessandro. Mielomeningocele: conceitos básicos e avanços recentes. J Bras Neurocirurg, vol. 23, 2012. Disponível em:

https://www.abnc.org.br/jbnc_art_down.php?arquivo=1006. Acesso em: 29 set. 2021.

BORBA, Luis Alencar Biurrum; SILVA, Paulo Eduardo Carneiro da; ZAMPONI JUNIOR, Johnni Oswaldo; FRANÇA, Fernando Volpato. Perfil clínico-epidemiológico dos pacientes tratados com mielomeningocele em um hospital universitário de Curitiba. 2012. Disponível em: http://files.bvs.br/upload/S/0103-5355/2012/v31n4/a3389.pdf. Acesso em: 14 jul. 2022.

BORGES, Beatriz Essenfelder; KOVALHUK, Mayara da Silva. Desenvolvimento Biopsicossocial de Adultos com Mielomeningocele. Revista Interdisciplinar Saúde Meio Ambiente, v. 10, p. 129-140, 2021. Disponível em:

http://www.periodicos.unc.br/index.php/sma/article/view/2780. Acesso em: 24 nov. 2021.

BUENO, M.; et al. Atuação do enfermeiro no tratamento de recém-nascido portador de deiscência de sutura em ferida cirúrgica para correção de mielomeningocele. Revista

Mineira Enfermagem, 2005. Disponível em:

https://cdn.publisher.gn1.link/reme.org.br/pdf/v9n1a14.pdf. Acesso em: 30 set. 2021.

FALEIROS, Fabiana; FREITAS, Giselle Lima de; FAVORETTO, Naira. Cuidados ao recém-nascido com mielomeningocele. 2019. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/335854295_CUIDADOS_AO_RECEMNASCIDO_COM_MIELOMENINGOCELE. Acesso em: 04 ago. 2022.

GURGEL, Eloah de Paula Pessoa; ROLIM, Karla Maria Carneiro; GALVÃO, Marli Terezinha Gimenez; CAETANO, Joselany Áfio. Abordagem assistencial ao neonato portador de mielomeningocele segundo o modelo de adaptação de Roy. Revista da Escola

de Enfermagem da Usp, [S.L.], v. 44, n. 3, p. 702-707, set. 2010. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s0080-62342010000300021. Disponível em:

https://www.scielo.br/j/reeusp/a/zpFGNLXL8dVnmk3XJpfrcLR/?lang=pt. Acesso em: 04

ago. 2022.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281