SABERES ANTROPOLÓGICOS: MEMÓRIA, ANCESTRALIDADE E IDENTIDADE EM TERRITÓRIO INDÍGENA TUPINIKIM NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO/BRASIL

Valdemir de Almeida SILVA, José Jorge de CARVALHO

Resumo


O povo indígena Tupinikim, grupo indígena brasileiro, no século XVI, ocupava duas regiões do litoral do Brasil: o Sul do atual estado da Bahia e o litoral do estado de São Paulo. O povo indígena Tupinikim foi o que teve o primeiro contato com a esquadra portuguesa de Pedro Álvares Cabral, em 1500. Atualmente, habitam terras indígenas no município de Aracruz o povo indígena Guarani, que também se encontra na Bolívia, na Argentina, no Uruguai e no Paraguai. No Brasil, os Guarani localizam-se nos estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul (TEAO, 2016). Para efeito de nossa discussão, abordaremos somente o Guarani do Espírito Santo. A partir do século XX, com maior ênfase no final da década de 1960, quando foram intensas as transformações de seu território tradicional, desfigurado numa imensa monocultura de eucaliptos e pelo crescimento de centros urbanos próximos, os Tupinikim foram forçados a estabelecer diversificadas relações com a cidade, contribuindo para a transformação da capital num grande centro e reconfigurando suas fronteiras étnicas. O objetivo é refletir de que maneira nós, povo Tupinikim, e nossos aliados, os Guarani, conseguimos nos afirmar e nos autodeterminar como povos detentores de direitos, em um contexto em que a instalação de uma grande empresa multinacional de celulose no município de Aracruz veio abalar a estrutura social, cultural e econômica dos Tupinikim. Pretendo mostrar de que forma o patrimônio cultural Tupinikim aliado à força espiritual dos Guaranis sustentaram a afirmação de nossos direitos territoriais.

Palavras chave: Povo Indígena Tupinikim. Memória/Ancestralidade. Cultura. Identidade.


Texto completo:

PDF

Referências


BOLTANSKI, Luc & CHIAPELLO, Ève. 2009. Introdução Geral: o espírito do capitalismo e o papel da crítica. 1. O espírito do capitalismo. In O Novo Espírito do Capitalismo. São Paulo: Martins Fontes. pp. 31-61.

BRAGANÇA, Inês Ferreira de Souza; OLIVEIRA, Maria Soares de. Pesquisa Formação, abordagem (auto) biográfica e acompanhamento; (re) constituindo pontes entre universidade e a escola. In.: Anais do X Congresso Nacional de Educação / I Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividades e Educação. Curitiba: PUC- PR, 2011.

ALMEIDA, Severina Alves de (Sissi). ALBUQUERQUE, Francisco Edviges; AOKI, Ana Paula. Etnografia e Observação Participante: O Trabalho de Campo e a Pesquisa Qualitativa no Contexto Indígena Apinayé. In: Educação escolar indígena e diversidade cultural / Francisco Edviges Albuquerque, Severina Alves de Almeida, organizadores. – Goiânia: Ed. América, 2012. p. 369.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição [da] República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 1988.

Brasília, DF: MEC/UNESCO,2003. ERICKSON, Frederick. What makes school ethnography ethnographic? Anthropology & Education. Quarterly, volume 15, 1984.

BRASIL. IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo. 2010.

COUTINHO, José Maria. Uma história da educação no Espírito Santo. Vol.1. Vitória: DEC, 1993.

COUTINHO, José Maria. Uma História do Povo de Aracruz. 1. ed. Aracruz: Gráfica Real, 2006.

FONTE, Nilce Nazareno. Pesquisa científica: o que é e como se faz. Disponível:people.ufpr.br/~nilce/metodolog.%20pesquisa%20cientifica.doc. Acesso em: 12 de abril de 2021.

FUNAI – Fundação Nacional do Índio. Disponível em . Acesso parapesquisa no dia 12/04/2021.

JUNQUEIRA, Carmen. Antropologia Indígena: uma introdução: história dos povos indígenas do Brasil. São Paulo. Ed. EDUC. 2002.

LUCIANO BANIWA, Gersem dos Santos. O Índio Brasileiro: o que você precisa saber os povos indígenas no Brasil de hoje. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade; LACED/ Museu Nacional, 2006.

MALINOWSKI, Bronislaw. Argonautas do Pacífico Ocidental. São Paulo: Editora Ubu, 2019.

MONTES, Maria Lúcia. Raça e Identidade: entre o espelho, a invenção e a ideologia. In: SCHWARCZ, L. M. & QUEIROZ, Renato Silva (Orgs.) Raça e Diversidade. São Paulo: EDUSP, 1996.

MORAES, Neida Lúcia. Atlas escolar do Espírito Santo. Vitória: Secretaria de Estado daEducação e Cultura do Espírito Santo, 1986.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281