DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS: PANORAMA DE INCIDÊNCIA E INTERNAÇÕES HOSPITALARES ANTES E PÓS-PANDEMIA DE COVID-19 NO ESTADO DO TOCANTINS

Maria Katarina de Morais D’CAMINHA, Leonardo Pereira do Nascimento SILVA, Durval Nolasco Nolasco NEVES NETO, Daiene Isabel da Silva LOPES

Resumo


Introdução: A pandemia de COVID-19 reflete altos índices de mortalidade e sobrecarga do sistema único de saúde. A demanda por serviços médicos avançados pode se aplicar a 20% do total infectado. As doenças crônicas não transmissíveis que incluem as doenças do aparelho cardiovascular, doenças respiratórias e Diabetes Mellitus, correspondem a importante problema de saúde pública e necessidade do cuidado contínuo dos portadores de tais comorbidades. Objetivos: O presente estudo, tem como objetivo a analise temporal e espacial dos reflexos da pandemia de COVID-19 na incidência e internações hospitalares por Doenças Crônicas não Transmissíveis no contexto que antecede e sucede a pandemia no Estado do Tocantins. Métodos: Trata-se de um estudo amparado por pesquisa documental prospectivo com abordagem quantitativa e analítica e constituída por pesquisadores de diferentes áreas. Foram utilizados dados obtidos através do Sistema de Informações Hospitalares (SIH/SUS), do Sistema de Informações de Agravos e Notificações (SINAN) e dados demográficos no estado do Tocantins retirados do sistema do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Resultados e Discussão: Observou-se diminuição significativa nos casos de internações por doenças não COVID19, durante o período de 2020-2021, confirmando com outros estudos já realizados que o estado do Tocantins seguiu a mesma linha de incidência já descrita por outros autores. Além disso, foi possível levantar discursões sobre o impacto na diminuição progressiva dessa incidência, no que se refere ao cuidado contínuo dos pacientes com tais comorbidades.

Palavras-Chave: Doenças crônicas. Pandemia. Tocantins.


Texto completo:

PDF

Referências


BRANT, LCC et al. The impact of COVID-19 pandemic course in the number and severity of hospitalizations for other natural causes in a large urban center in Brazil. PLOS GlobalPublic Health, v. 1, n. 12, p. e0000054. 2021.

DUNCAN, BB. et al. Doenças crônicas não transmissíveis no Brasil: prioridade para enfrentamento e investigação. Revista de Saúde Pública. São Paulo, v. 46, n. 1, p.126-134,dezembro. 2012.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. 7 reimp. São Paulo: Atlas. 2006.

GOULART, AT. A importância da pesquisa e da extensão na formação do estudante universitário e no desenvolvimento de sua visão crítica. HORIZONTE-Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, v. 2, n. 4, p. 60-73. 2004.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Estimativas do Censo Demográfico do Estado Tocantins. 2018. Disponível em: Acesso em: 10 de Maio de 2021.

MALTA, D C; MORAIS NETO, O L; SILVA JUNIOR, J B. Apresentação do plano de ações estratégicas para o enfrentamento das doenças crônicas não transmissíveis no Brasil 2011 a 2022.

Epidemiol.Serv.Saúde. Brasília, 20(4), 425-438, out-dez. 2011.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamento de Metodologia Cientifica. 6. ed. São Paulo: Atlas. 2010.

SCHMIDT, Maria Inês et al. Doenças crônicas não-transmissíveis no Brasil: carga e desafios atuais. 2011.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281