PROMOÇÃO EM SAÚDE E PREVENÇÃO DE DOENÇAS

Dênia Rodrigues CHAGAS, Murilo BASTOS

Resumo


Este estudo cronológico transversal entre saúde e tempo associado ao fator comum humanidade, tem como perspectiva abordar a evolução em particular da espécie humana pelo domínio satisfatório de seu bem estar físico e mental, revelando um panorama acerca da humanidade na prevenção e promoção em saúde. Nesse estudo também revelamos a dificuldade dos humanos em acompanhar ou liderar a corrida evolutiva contra os agentes biológicos nocivos, que insistem em tomar a dianteira e disseminar-se em epidemias e pandemias pelo planeta. Nossa expectativa para o futuro próximo em relação à saúde é incerta e obscuro sendo nosso conhecimento em educação e cuidados em saúde insatisfatória até o momento. A qualidade e estilo de vida por mais variado que seja exige atenção de todas as lideranças governamentais para uma preocupação comum: a preservação do organismo humano como um conceito de herança e posteridade evolutiva. As conferencias mundiais e programas de saúde desenvolvidos por países como Brasil ressaltam essa preocupação com maior profundidade e intensidade no quesito saúde. O SUS (Sistema Único de Saúde) organismo que se expande por si só e se adapta ao meio, levando suas normas e diretrizes a todos os brasileiros, ocupando o centro de sua origem legislatória, se fortalecendo e retornando as demais esferas com crescimento e vigor tem mostrado o quanto o cuidado em saúde é de extrema importância para todos.

Palavra-chave: Documentos antigos. Preservação do Organismo. Política Sanitária. SUS.


Texto completo:

PDF

Referências


CZERESNIA, D. O conceito de saúde e a diferença entre prevenção e promoção. In: D.Czeresnia & C. M. F. Freitas (org.) Promoção da Saúde, conceitos, reflexão, tendências.Rio de Janeiro. Fiocruz, 2003, 176 pp

KICKBUSH, I. Twenty – first Century Health Promotion: the Public Health RevolutionMeets the Wellness Revolution 2003? Health Promotion International, 18 (4), pp. 275 –8, 2003.

GOMES, A. M. Emergência: planejamento e organização da unidade: assistência deenfermagem. São Paulo: EPU, 1994. Enfermagem Educação sem Fronteira. AnhangueraUniderp – Centro de Educação a Distancia.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281