MANEJO ODONTOLÓGICO A GESTANTES COM ATENÇÃO A PACIENTES CARDIOPATAS: REVISÃO DE LITERATURA

Romualdo Getro de SANTANA JUNIOR, Gustavo dos Santos MOREIRA, Lizandra Coimbra da Silva FELIPE, Aryssa Brenna Machado BARBOSA

Resumo


Introdução: Há pacientes cardiopatas que podem apresentar uma gravidez de alto risco, sendo necessário o acompanhamento multidisciplinar para evitar intercorrências que vão desde ao período de pré-natal até o momento do parto, ou seja, eliminar os riscos de focos infecciosos durante o ciclo gravídico. Objetivo: Buscou-se as principais questões que relacionam a gestação de risco em pacientes cardiopatas com a conduta odontológica, e atenção do cirurgião dentista as modificações que ocorrem nos tecidos bucais e salientar a importância da saúde bucal durante o ciclo gestacional. Métodos: O presente trabalho consistiu em uma revisão de literatura a fim de coletar informações em livros e artigos em português e inglês, publicados nos últimos 15 anos, que incluem o maior número de arquivos sobre a importância do atendimento odontológico durante o período gestacional, como atenção à paciente cardiopata. Conclusões: Pacientes grávidas devem ser educadas durante as consultas odontológicas sobre a importância de manter uma boa higiene bucal, bem como sobre as alterações esperadas na cavidade oral durante a gestação. Os profissionais de saúde bucal devem estar atentos sobre as condições relacionadas à gravidez e seu manejo adequado sem prejudicar a paciente e o feto, principalmente em casos de pacientes gestantes com algum tipo de cardiopatia.

Palavras-chave: Cuidado Pré-Natal. Gestantes. Odontologia.


Texto completo:

PDF

Referências


Botelho DLL, Lima VGA, Barros MMA, Almeida JRS. Odontologia e gestação: a importância do pré-natal odontológico. 2019;18(2):69-77.

Echeverria S. Tratamento odontológico para gestantes. 2° ed. São Paulo: Santos, 2016.

Moimaz SAS, Rós DT, Saliba TA, Garbin CAS. Aspectos da saúde geral e bucal de gestantes de alto risco: revisão da literatura. J Health Sci Inst. 2017; 35(3): 223-30

Cabral MCB, Santos TS, Moreira TP. Percepção das gestantes do Programa de Saúde da Família em relação à saúde bucal no município de Ribeirópolis, Sergipe, Brasil. Rev Port Saúde Pública. 2013;31(2):173-80.

Kloetezel MK, Huebner CE, Milorom P. Referrals for dental care during pregnancy. J Midwifery Womens Health. 2011; 56(2):110-7.

Codata LAB, Nakama L, Cordoni Júnior L, Higasi MS. Atenção odontológica à gestante: papel dos profissionais de saúde. Ciênc Saúde Colet. 2011;16(4):2297- 301.

Oliveira EC, Lopes JO, santos PCF. Atendimento odontológico a gestantes: a importância do conhecimento da saúde bucal. Revista de Iniciação Científica da Universidade Vale do Rio Verde. 2014; 4(1):11-23


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281