A ASCENSÃO DOS CRIMES CIBERNÉTICOS NO CONTEXTO CONTEMPORÂNEO

Rogério da Costa MARTINS FILHO, Roniel Bispo LEITE, Pollyanna Marinho Medeiros CEREWUTA

Resumo


Este estudo analisa o crescimento dos ataques cibernéticos no mundo contemporâneo, algo que tem ganhado cada vez mais ênfase nos últimos tempos, tendo em vista que isso se tornara um dos principais problemas de segurança no mundo virtual da atualidade. O objetivo é compreender o atual contexto deste problema e analisar como tudo isso se desenvolveu até o quadro atual. O estudo foi desenvolvido com base metodológica, esmiuçando os pormenores dessa conjuntura. A contemporaneidade trouxe inúmeras inovações e transformações no âmbito social, político, econômico e cultural, basicamente se vive em outra era nos dias de hoje, um mundo completamente diferente do que era cinquenta anos atrás, o advento da revolução técnico-científico foi um dos pilares que proporcionou essa revolução. O mundo virtual está intrinsecamente ligado ao convívio social das pessoas e das instituições, entretanto nem tudo é benéfico, pois há algo muito crescente nesse virtual, os crimes cibernéticos. Esses ilícitos estão crescendo demasiadamente nos últimos tempos, de modo que este cenário está se tornando um grande problema de segurança, algo que os governos, instituições e companhias deverão se centrar nos próximos anos para tentar mitigar ao máximo os danos e prejuízos nesse novo contexto de ataques cibernéticos.

Palavras-Chave: Revolução. Crimes Cibernéticos. Governo. Internet.


Texto completo:

PDF

Referências


BAPTISTA, Rodrigo. Lei com penas mais duras contra crimes cibernéticos é sancionada. Senado, 2021. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2021/05/28/lei-com-penas-mais-durascontra-crimes-ciberneticos-e-sancionada. Acesso em: 19 de maio de 2022.

BARBOSA, Mateus Israel Alves Cruvinel. A evolução dos crimes cibernéticos e os desafios no combate. Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, Disponível em: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/105, 10, 2020.

BORTOT, Jessica Fagundes. Crimes cibernéticos: aspectos legislativos e implicações na persecução penal com base nas legislações brasileira e internacional. VirtuaJus, Belo Horizonte, v. 2, n. 2, p.338-362, 1º sem. 2017. ISSN - 1678-3425.

BRITO, Sabrina. Marco DeMello: “Estamos na mira dos hackers”. VEJA, 2021. Disponível em: < https://veja.abril.com.br/tecnologia/marco-demello-estamos-na-mira-doshackers/ > Acesso em: 06 de maio de 2022.

DECLOEDT, Cynthia. Ataques cibernéticos com pedidos de resgate atingem pico em outubro. ESTADÃO, 2021. Disponível em:

https://economia.estadao.com.br/blogs/coluna-do-broad/ataques-ciberneticos-com-pedidosde-resgate-atingem-pico-em-outubro/ > Acesso em: 18 nov. 2021.

Escola de Magistrados da Justiça Federal da 3° Região. Investigação e prova nos crimes cibernéticos. São Paulo. TRF3, 2017. Disponível em

Acesso em: 26 nov. 2021.

FAGUNDES, Jorge Alexandre. Lei geral de proteção de dados 13.709/18 (LGPD) está em vigor, e determina que as empresas realizem a adequação. Jus.com.br, 2020. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/86423/lei-geral-de-protecao-de-dados-13-709-18-lgpd-estaem-vigor-e-determina-que-as-empresas-realizem-a-adequacao. Acesso em: 13 de maio de 2022.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281