LIMITES DA LIBERDADE DE EXPRESSÃO E IMUNIDADE PARLAMENTAR

Robson Nunes Pereira de SOUSA, Sebastiana Nunes da MOTA, Priscila A. Fraga CASTRO

Resumo


Esta pesquisa elabora um debate acerca dos limites da liberdade de expressão e da imunidade parlamentar através de revisão de literatura, legislação e jurisprudência sobre o tema. Dito isso, na confecção desse trabalho foi utilizada a metodologia exploratória, com a finalidade de esclarecer, desenvolver ou até mesmo modificar conceitos e ideias, com análise de documentos, entrevistas, relatos de casos reais e decisões jurídicas. O método utilizado na pesquisa foi o método indutivo indireto. Além disso, insta mencionar que o objetivo geral do presente trabalho é abordar sobre os limites da liberdade de expressão e a imunidade parlamentar. Tendo como objetivos específicos: a) abordar sobre a liberdade de expressão; b) demonstrar seu conceito, limites aplicação jurídica; bem como c) tratar de elucidar a imunidade parlamentar; d) por fim, estabelecer limites dessa liberdade de expressão parlamentar. Portanto este trabalho possui uma grande relevância jurídica, tendo em vista trata-se de uma temática a fim de evitar o uso indevido deste para fins de corrupção e benefício parlamentar, este deve ser amplamente incentivado, sobretudo para evitar que tais privilégios façam coro e sirvam de justificativa para impunidade parlamentar diante de discursos de ódio.

Palavras-Chave: Discurso de ódio. Imunidade Parlamentar. Liberdade de Expressão.


Texto completo:

PDF

Referências


AMARAL JUNIOR, José Levi Mello do. Perda de mandato parlamentar por força de condenação criminal na jurisprudência do Supremo Tribunal Federal. Revista Brasileira de Políticas Públicas, v. 5, n. 3, 2015.

ANDRADE, Fábio Siebeneichler de. A tutela dos direitos da personalidade no direito brasileiro em perspectiva atual. Revista de Derecho Privado. n.º 24, 2013.

BANDEIRA, Daniela Böck; MELGARÉ, Plínio. Imunidade e garantias parlamentares? Perda do mandato parlamentar diante da condenação criminal. Revista de Informação Legislativa, v. 54, n. 216, p. 67-85, 2017.

BARROSO, Luís Roberto. Supremo Tribunal Federal. Palestra “Owen Fiss e a ironia da liberdade de expressão”.2022. Disponível em: poder360.com.br/justica/liberdade-deexpressao-tem-que-ser-ponderada-diz-barroso/. Acesso em: 18 mai. 2022.

BENTO, Leonardo Valles. Parâmetros internacionais do direito a liberdade de expressão. 2015. Disponível em:

https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/522900/001073192.pdf?sequence=1& isAllowed=y#:~:text=Toda%20pessoa%20ter%C3%A1%20direito%20%C3%A0,3.. Acesso em: 18 mai. 2022.

BEZERRA, Juliana. Liberdade de expressão. 2021. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/liberdade-de-expressao. Acesso em: 18 mai. 2022.

BRASIL. Emenda constitucional nº 35, de 20 de dezembro de 2001. Dá nova redação ao art. 53 de Constituição Federal. Disponível em:

www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/emendas/emc/emc35.htm#:~:text="Art.,perant e%20o%20Supremo%20Tribunal%20Federal. Acesso em: 01 maio 2022.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281