VIOLAÇÃO DE DIREITOS HUMANOS EM PACIENTES SOB CUIDADOS PALIATIVOS

Lídia Maria Ribeiro da SILVA, Mariana Miranda BORGES

Resumo


O presente artigo vai analisar no Relatório da Comissão Parlamentar de Inquérito- CPI da Covid-19, quais Direitos Humanos envolvidos e quando esses direitos são concedidos aos pacientes em Cuidados Paliativos, tendo como objetivo identificá-los de que forma estão sendo garantidos, levando em consideração seus princípios, diante de pacientes visto como pessoas com doenças fora de possibilidade de cura. Ressaltando a importância que a psicologia enfatiza no ser humano como um ser biopsicossocial e a qualidade de um atendimento por uma equipe multiprofissional. Para o desenvolvimento do artigo, teve utilizada a metodologia de pesquisa documental, com análise do Relatório Final da CPI da Covid-19. Ademais, analisando alguns itens, pôde-se perceber a ausência da participação e da discussão do uso do cuidado paliativo como assistência às vítimas da Covid-19.

Palavras-chave: Cuidados Paliativos. Direitos Humanos. Covid-19.


Texto completo:

PDF

Referências


ALBUQUERQUE, Aline. Direitos Humanos dos Pacientes. Curitiba: Juruá Editora, 2016, 288 p.

BRASIL. Academia Nacional de Cuidados Paliativos. História dos Cuidados Paliativos. Disponível em:. Acesso em: 19/05/2022.

BRASIL. Academia Nacional de Cuidados Paliativos. Perguntas Frequentes Sobre Cuidados Paliativos e COVID-19. São Paulo, 2021, Brasil.

BRASIL. (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Retrieved Setembro 24, 2012, from Presidência da República:

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm.

BRASIL, Senado Federal. CPI da PANDEMIA. RELATÓRIO FINAL. Outubro, 2021; Código de Ética Profissional do Psicólogo. Conselho Federal de Psicologia, Brasília, agosto de 2005.

FLORÊNCIO, Raquel Sampaio et al. Cuidados paliativos no contexto da pandemia de COVID-19: desafios e contribuições. Acta Paulista de Enfermagem [online]. v.33, 2020. disponível em: . Acesso em: 19 maio. 2022.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281