A IMPORTÂNCIA DA IMPLEMENTAÇÃO DO BUSINESS INTELLIGENCE PARA A GESTÃO DAS EMPRESAS

Kevin Douglas Alves LIMA, Sergio Zeno GRANETTO

Resumo


Diante do modelo de mercado atual, as organizações têm se mostrado cada vez mais competitivas e passando por grandes transformações no que diz respeito a inovações, e assim exigindo dos gestores maior capacidade na análise das informações fornecidas pelos diversos departamentos da empresa, objetivando uma tomada de decisão cada vez mais eficiente. Com isso empresas do setor de tecnologia da informação tem desenvolvido plataformas capazes de tornar os negócios cada vez mais inteligentes denominados de Business Intelligence (BI), plataformas essas capazes de auxiliar as empresas a ofertar produtos/serviços com mais qualidade, inovação, garantia de durabilidade e com os menores preços de mercado. Este trabalho acadêmico tem como principal objetivo, estudar a implantação de uma ferramenta da tecnologia na área de gestão das empresas, sendo mais preciso o Business Intelligence, onde os gestores responsáveis pela tomada de decisões das organizações poderão utilizar essa ferramenta para contribuir para uma real necessidade do cotidiano, onde todos os processos de armazenamos nas empresas geram dados, e estes, armazenados e integrados a algum banco de dados, podem ser estudados para se ter melhorias e uma melhor visão micro e macro da empresa por se ter resultados mais rápidos e concretos. A pesquisa será feita no método bibliográfico e pesquisa quantitativa com o intuito de obter melhores dados para serem utilizados neste trabalho. Esse trabalho destaca a importância da utilização dos dados para obter informações concretas, que tem como principal foco a avaliação de possíveis cenários a curto e em longo prazo e auxiliar na tomada de decisões e como consequência de todos esses processos a empresa ganha um diferencial competitivo diante das demais, onde torna possível o acompanhamento dos processos em tempo real e de modo dinâmico.

Palavras-chave: Inovação. Empresas. Ferramenta. Dados.


Texto completo:

PDF

Referências


ALVES, Claudia. Afinal, quais são as reais funções e vantagens do Power BI?. 2018. Disponível em: . Acesso em: 20/12/2020

BEZERRA, A. A. et al. Business Intelligence: uma perspectiva de soluções aplicadas no contexto da Gestão da Informação. I n: ENCONTRO DE ESTUDOS SOBRE TECNOLOGIA, CIÊNCIA E GESTÃO DA INFORMAÇÃO, 5., 2014, Recife. Anais […], Recife: I nFoco Consultoria Júnior/UFPE, 2014.

DATA ANALYTICS, BIG DATA, DATA SCIENCE – BLOG CETAX, 2019. O que é o Microsoft Power BI?. Disponível em:. Acesso em: 20/10/2021

GARTNER. Analytics and Business Intelligence Platforms Reviews and Ratings. 2021. Disponível em: . Acesso em: 25 out. 2021.

MICROSOFT. O que são ferramentas de business intelligence? 2019. Disponível em: . Acesso em 20/10/2021

LAUDON, Jane P.; Laudon, Kenneth C. Sistemas de informações gerenciais. 11ª. Ed. São Paulo- SP: Pearson Education do Brasil Ltda., 2014. 506 p. ISBN 978-85-4301-507-1.

SANTOS, Virgilio Marqes dos. Power BI: como surgiu e está estruturado?. FM2S educação e consultoria, 2019. Disponível em: . Acesso em: 20/10/2021.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281