FATORES QUE PODEM LEVAR A PERDA PRECOCE DOS IMPLANTES IMEDIATOS

Heloisa Tais Resende WERLE, Kelve Jefferson Toledo RODRIGUES, Marcelo Bressan CORRÊA

Resumo


A perda precoce ocorre antes do processo de osseointegração, momento em que o implante não está 100% fixado ao osso. Em alguns casos de carga imediata e mediata, o excesso de carga sobre o “dente” implantado, forças oclusais excessivas, má distribuição das cargas, ou, caso o paciente apresente sintomas de bruxismo podem contribuir para a perda do mesmo. Este trabalho tem como objeto geral analisar as perdas precoces dos implantes e suas causas. Para que tenhamos um follow up favorável, é necessário um diagnóstico preciso e precoce das alterações que advém dos tecidos moles e ósseos. As complicações tipo: danos nervosos, posição desfavoravel que dificulta a reabilitação protética, infecção após o processo cirurgico, invasão do seio maxilar, hemorragia pós-operatoria são alterações decorrentes a primeira fase cirurgica no momento de reabertura, Martin (2017). O autor Gonçalves (2015) compartilha da mesma opinião e adiciona problema de infecção, o excesso de carga oclusal, e a cicatrização alterada como fatores desencadeantes da perda precoce. Diante do trabalho exposto pode-se concluir que, o insucesso da perda precoce de implantes dentários está ligado a complicações dos aspectos biológicos entre o estado do paciente, mecânicos, sistêmicos, sociais, clínicos e multifatoriais, em que tais alterações afetam a osseointegração que envolve o implante e a conexão do osso.

Palavras-chave: Técnica Cirúrgica. Implante Imediato. Falhas


Texto completo:

PDF

Referências


BIACHINI, M.A. Alteraçções PeriImplantares. 1. ed. São Paulo: Santos, 2014.

CAMPOS, José Raimundo da Silva; FERREIRA, Rafael; MANFREDI, Gustavo Gonçalves do Prado; BAPTISTA, Liliane Lemes; BERNINI, Gabriel Fiorelli; GENNARO, Gabriela. Cuidados pré-operatórios em impantodontia: revisão analítica da literatura de pautadas no paciente. Odonto 2018; 26(51): 9-20.

CASADO, Priscila Ladeira et al. Tratamento das doenças peri-implantares:

experiências passadas e perspectivas futuras–uma revisão de literatura. Braz J Periodontol, v. 21, n. 2, p. 25-35, 2011.

CARVALO, Júlia Pereira de; ROSSI, Vanessa. Influência do tabagismo em doenças peri-implantares. Stomatos vol.23 no. 44 Canoas Jan./Jun. 2017.

FARIAS, Gabriel Oliveira. Fatores que influenciam na perda precoce de implantes dentários: revisao de literaura. Monografia apresentada à Faculdade Maria Milza no Curso de Bacherelado em Odontologia. RI FAMAM, Governador Mangabeira – BA, 2021.

FARIAS, I; CAPPATO, L. Implantes imediatos: Uma revisão da literatura, Monografia para obtenção da graduação em Odontologia da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal Fluminense, Nova Friburgo, 2015

FERREIRA, Daniel Henrique Cordeiro; LOURENÇO, Enoque Luiz da Silva; MELO, Ismith Thelmo da Silva. O insucesso na perda precoce de implantes dentários. Revista Cathedral, v. 3, n.1, 2021.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


JNT - Facit Business and Technology Journal

ISSN 2526-4281